Política PRIMEIRO CONTATO

Perfil da transição aponta para análises técnicas e minuciosas

Equipes da atual e da próxima gestões se reuniram na prefeitura; interação entre ambas deve começar de imediato

07/11/2024 11h30
Por: Orisvaldo Pires
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A previsão é que os nomes dos integrantes da Comissão de Transição Administrativa em Anápolis sejam publicados na edição do Diário Oficial do Município (DOM) que circula nesta quinta-feira, 7. O vice-prefeito Márcio Cândido (PSD) e o prefeito eleito Márcio Corrêa (PL) se reuniram no Centro Administrativo Adhemar Santillo, na manhã desta quarta-feira, 6, para anunciar oficialmente os nomes que compõem a comissão. O encontro também foi acompanhado pelo deputado estadual Amilton Filho (MDB). 

Há alguns dias o prefeito Roberto Naves (Republicanos) havia anunciado os nomes indicados pela atual gestão. São eles o secretário de Economia, Oldair Marinho da Fonseca; a controladora-geral do município, Alaine Alves Valim; e a chefe de gabinete do prefeito, Bruna Ghannam Macedo. Naves informou que o trio será assistido pelo procurador-geral do município, Carlos Alberto Fonseca.

Márcio Corrêa confirmou a indicação dos três nomes para a comissão. São eles o gerente de controladoria da Codego, membro do Conselho Fiscal da Goiás Telecom e do Comitê de Auditoria da Saneago, Alex Schweigert Pinheiro Cleto; contador-geral do Estado e superintendente de contabilidade na Secretaria de Estado da Economia, Ricardo Borges Rezende; e o professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), nas áreas de Engenharia Civil e Tecnologia de Gestão Pública, Rone Evaldo Barbosa, que foi secretário no governo Ernani de Paula. 

Márcio Cândido, que representou o prefeito Roberto Naves [que participa de um congresso em Barcelona, na Espanha]. Segundo ele, a determinação é que os trabalhos comecem de imediato, assim que os nomes forem publicados no Diário Oficial. Comentou que a equipe do prefeito eleito Márcio Corrêa vai receber a prefeitura em condições melhores da que ele e Naves receberam em 2017. “Está tudo digital, tudo eletrônico, tudo informatizado. A prefeitura de Anápolis não tem mais papel, então o acesso às informações é mais rápido”, disse.

SENHAS

As senhas necessárias para o acesso ao sistema da prefeitura, disse Márcio Cândido, serão liberadas para todos os membros da comissão de transição. Todas as informações ficam à disposição e, disse, serão repassadas com “agilidade e precisão”. A situação financeira da prefeitura, afirmou o vice-prefeito, está “equilibrada, as contas estão em dia, todos os repasses em dia, a folha de pagamento”. E disse que a próxima gestão já assume com a folha de dezembro paga.

Roberto Naves havia informado que a folha de dezembro será paga no dia 20 daquele mês. “Não apenas porque estamos encerrando uma gestão, mas porque vêm aí todas as festividades de final de ano. O servidor precisa estar já com o dinheiro no bolso, até mesmo para que ele possa ter uma qualidade melhor na sua virada de ano, nas suas festas de final de ano”, ressaltou.

A atual administração, explicou Márcio Cândido, cumpre todas as legislações e todas as obrigações desta gestão. “Tudo que for questionado aqui, vocês terão condições de oferecer uma resposta para a equipe de transição do prefeito eleito Márcio Corrêa, de forma imediata. Essa é a determinação do prefeito [Roberto Naves], é a transparência que nós sempre pregamos, que nós sempre anunciamos”, completou.

ECONOMIA

O secretário de Economia, Oldair Marinho informou que o novo gestor vai assumir a administração livre das dívidas herdadas com os precatórios e com o serviço de limpeza urbana. Além da quitação da folha salarial do mês de dezembro no dia 20 daquele mês. Nos últimos anos, Marinho, nas audiências públicas de prestação de contas dos quadrimestres de cada exercício, apresentou dados que apontam para o controle econômico e financeiro do município, mesmo ante as dificuldades com as reduções de repasses estaduais e federais. 

Obras devem seguir, mas situação fiscal será observada, avalia Corrêa

O prefeito eleito Márcio Corrêa (PL) disse nesta quarta-feira, 6, ao final da reunião com o vice-prefeito Márcio Cândido (PSD) e a equipe de transição administrativa, que ao assumir a gestão da cidade, em janeiro, terá a responsabilidade de manter os serviços essenciais em funcionamento. Segundo ele, o processo de transição – para a qual, disse, escolheu equipe técnica, que já projeta a face da gestão que pretende implantar - propicia sobretudo ter “um diagnóstico da real situação do município, para que no dia 1º de janeiro a gente já possa dar cumprimento aos nossos compromissos de campanha, mas principalmente poder manter os serviços essenciais que nós temos no município”. 

A reunião desta quarta-feira, disse o prefeito eleito, foi importante para que as equipes possam se conhecer. E, de imediato, será entregue uma solicitação de informações. Ao estabelecer os critérios para a indicação de seus nomes para a equipe de transição, disse Márcio, foram considerados fatores como a situação econômica do município, os desafios dessa área. Os dados a serem apresentados, reforça, servirão “para que a gente possa traçar nossas estratégias aí para os nossos primeiros 100 dias de gestão”. 

Disse que, a partir do momento que começar a entender os dados e fazer o diagnóstico real da situação do município, vai indicar subcomissões temáticas para o trabalho de transição. Admitiu que deve dar sequência aos contratos já firmados. Lembrou que foram feitos à base de empréstimos, que tem interesse em dar continuidade às obras, “mas vai depender da situação fiscal do município, precisa ter recurso, temos as prioridades nossas”. 

Citou projetos que pretende implantar, como o primeiro hospital geral de portas abertas, reestruturar as unidades básicas, criação de três policlínicas e duas unidades de plano de atendimento. “Vamos abrir duas mil vagas nas creches logo no início da gestão. De imediato”, adiantou. A expectativa, disse Corrêa, é que até o dia 15 de dezembro já tenha todas as informações necessárias, “que são alicerces para a gente traçar nossas estratégias, planejamento e metas para os primeiros 100 dias de gestão”. 

Sobre a formatação de seu secretariado, disse que já a partir das próximas semanas podem surgir os primeiros nomes. E que será formado por pessoas “que têm capacidade de trabalhar na área, capacidade técnica, disponibilidade e tempo e que vivem em Anápolis”. Segundo ele, é possível que nomes que estão na equipe de transição possam fazer parte de seu governo. 

Por fim, Márcio Corrêa disse que deve promover uma reforma administrativa logo no início do mandato, “de forma que traga modernização, eficiência no serviço público, a gente precisa preparar, qualificar, dar condições de trabalho para o servidor público”. E descartou, a princípio, convidar vereadores para assumir cargos no primeiro escalão. E que, em breve, terá uma agenda com os vereadores. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.