Anápolis PREJUÍZOS

Outubro tem 70% das quedas de poste registradas em dez meses

Técnicos revelam que as tempestades aumentam danos à rede elétrica e mobilizam equipes de emergência

06/11/2024 11h30
Por: Emilly Viana
Foto: Equatorial
Foto: Equatorial

Os temporais que atingiram Anápolis neste foram responsáveis pela queda de 30 postes ao longo do ano, com uma concentração no mês de outubro, que registrou 21 ocorrências – cerca de 70% do total. Os dados foram divulgados pela Equatorial ao DM Anápolis, que apontou o efeito do início do período chuvoso, com ventos intensos após meses de seca, sobre a infraestrutura elétrica do município.

O aumento de quedas em um único mês acompanha uma tendência observada em todo o estado de Goiás. Entre 2023 e 2024, a Equatorial Goiás relatou a queda de 4.464 postes no estado, em grande parte devido a ventos fortes durante tempestades. O impacto é sentido não apenas na interrupção do fornecimento de energia, mas também em danos a componentes essenciais da rede elétrica, como cabos e transformadores. 
O gerente do Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, afirma que “a intensidade dos ventos, especialmente durante as tempestades, provoca a queda de inúmeros postes, resultando em interrupções consideráveis no fornecimento de energia”.

Em resposta a essas quedas, a substituição dos postes em Anápolis, assim como em outras áreas afetadas do estado, exige um processo complexo e demorado, segundo Lima. As etapas incluem a remoção dos postes danificados, instalação de novas estruturas e a reconexão segura dos cabos. 

“Reconstruir a rede após a queda de postes devido a vendavais envolve várias etapas, desde a remoção dos postes danificados até a instalação de novos e a reconexão segura dos cabos. Cada etapa requer precisão e tempo, o que infelizmente prolonga o período de interrupção do serviço. Em média de tempo para concluir o serviço de troca de poste é de três horas”, explica.

Somente em outubro de 2024, cerca de 700 postes foram substituídos em Goiás, uma média de 23 por dia. Em Anápolis, a concentração de 70% das quedas anuais no último mês exigiu uma resposta rápida das equipes, que também realizam substituições preventivas para minimizar o risco de novos incidentes.

SEGURANÇA

A Equatorial Goiás reforçou que diversas medidas de segurança podem ajudar a população em caso de acidentes envolvendo quedas de postes. Dentre as principais orientações, Lima ressalta que, em caso de queda de cabos, os ocupantes de veículos próximos devem permanecer dentro do automóvel, sem tocar em partes metálicas, até a chegada da equipe de resgate.

Outras recomendações incluem evitar o toque em cabos caídos ou ficar sob estruturas danificadas. Caso o poste tenha caído sobre um veículo, a orientação é para que o motorista permaneça no automóvel até a chegada dos técnicos. A concessionária também alerta para que pedestres mantenham distância e chamem o socorro ao identificar riscos.

ATENDIMENTO

A Equatorial Goiás mantém diversos canais de atendimento para situações de emergência e assistência em casos de quedas de postes ou problemas na rede elétrica. Entre as opções disponíveis estão a Agência Virtual no site da companhia, o aplicativo Equatorial Goiás para dispositivos móveis e a assistente virtual Clara via WhatsApp, no número (62) 3243-2020. O Call Center também pode ser contatado pelo 0800 062 0196, além das agências físicas distribuídas pelo estado.

Dicas de segurança em casos de vendavais

- Em caso de queda de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento pelas equipes da empresa;  
- Não se deve tocar em cabos que estejam no solo, sobre os veículos ou ficar embaixo de estruturas danificadas;   
- Caso o poste tenha caído sobre o veículo, o motorista não deve sair do automóvel até a chegada de socorro;   
- No caso de pedestres que estiverem passando pelo local, a companhia alerta para não se aproximarem e chamarem pelo socorro imediatamente.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.