Os programas e ações ligadas ao setor tecnológico, implantados e executados pelo município de Anápolis, serão mostrados mais uma vez no Smart City Expo 2024, o maior evento de cidades inteligentes do mundo. O evento acontece no período de 5 a 7 de novembro, em Barcelona, na Espanha, e é o mais importante ponto de encontro para especialistas e líderes das cidades mais inovadoras do mundo.
Também estarão presentes empresas, centros de pesquisa e organizações internacionais, além de especialistas do mundo todo, que vão compartilhar ideias e aprender as melhores práticas para um mundo urbano mais sustentável. Como representantes de Goiás estão Paulo do Vale e Roberto Naves, prefeitos de Rio Verde e Anápolis, respectivamente, a convite de Federação Nacional de Prefeitos e Prefeitas (FNP).
Prefeitos de capitais como JHC (Maceió) e Cícero Lucena (João Pessoa), além de Edvaldo Nogueira (Aracaju) também estarão presentes. Outros nomes da comitiva da FNP são Ulisses Maia (Maringá-PR) e Duarte Nogueira (Ribeirão Preto-SP). Deputados federais também comporão o grupo.
“Esta é uma grande oportunidade de, mais uma vez, colocar nossa cidade como destaque e referência não só a nível de Brasil, mas do mundo”, destaca o prefeito Roberto Naves. A missão da FNP permanecerá em Barcelona de 3 a 8 de novembro. A Smart City Expo terá palestrantes de todos os continentes e tratará dos temas Habilitando tecnologias; Energia e meio ambiente; Mobilidade, Economia & Governança; Vida e Inclusão; Infraestrutura e construção; Proteção e segurança e “Blue Economy”.
Para além das atividades do congresso, a FNP organiza, nos dias remanescentes, visitas técnicas na temática de Inovação e Transformação Urbana em parceria com a prefeitura de Barcelona.
REFERÊNCIA
A presença de Anápolis no Smart City World Expo consolida a cidade como uma das mais inovadoras do país. O ZAP 24h, implantado pela Prefeitura no ano passado, já passa de 600 mil atendimentos e deve terminar o ano com este número na casa de 1 milhão.
O projeto nasceu como ZAP da Saúde, num dos momentos mais críticos da pandemia de Covid-19, e facilitou o acesso às informações de socorro ao cidadão, além de garantir exames e consultas sem a necessidade de sair de casa. Hoje são oferecidos mais de 400 serviços pela ferramenta.
A cidade também é casa Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (CEItec), que oferece estrutura e suporte para abertura e atração de empresas, startups, aceleradoras de empresas, centros de inovação das instituições universitárias, capacitação profissional e políticas de incentivo à tecnologia e inovação.