A 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária está agendada para o dia 8 de novembro e será realizada no Plenário da Câmara Municipal de Anápolis, das 8h às 17h. O evento é realizado em parceria pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) e o vereador Professor Marcos Carvalho. Reúne grupos e coletivos de economia solidária, artesãos, pequenos produtores de orgânicos, o movimento de brechós e a comunidade em geral.
O objetivo é discutir ações de fortalecimento do setor e uma política municipal de Economia Solidária. É uma ação que tem a chancela do Governo Federal e a finalidade de elencar metas a serem alcançadas pelos próximos anos com apoio das instituições governamentais, em especial o Governo Federal.
De acordo com o vereador Professor Marcos “a economia solidária é uma forma de atividade produtiva que gera trabalho e renda, mas são poucos valorizados. Ao longo de nosso mandato procuramos apoiar esses produtores e a conferência tem o objetivo de avançar nesse diálogo”.
Para Andréia Peroba, uma das organizadoras do evento e professora do IFG, a Economia Solidária tem um papel fundamental no apoio às mulheres. “É muito importante à medida que as mulheres são protagonistas dessa economia e por meio dela vão conquistando autonomia, independência financeira e capacitação além de criar redes de apoio e colaboração”, explicou.
Segundo ela, a economia solidária diz respeito à produção local e sustentável. “Incentivamos novas formas de produção e consumo, que respeitem as sazonalidades, o consumo consciente, produtos mais saudáveis, embalagens recicláveis. Essa é uma grande transformação que ao atingir a cidade, passa a valorizar os movimentos sociais que lutam e produzem no campo de uma forma mais respeitosa com a diversidade e a vida”, concluiu.