O vereador Frederico Godoy (Agir), reeleito para novo mandato com 2.755 votos, disse nesta terça-feira, 29, ao DM Anápolis, que vai ampliar as ações em benefício das pessoas com deficiência nos próximos quatro anos de mandato. Segundo ele, alguns projetos não tiveram tempo de ser executados na atual legislatura e, a partir de 1º de janeiro de 2025, ocupam posição de prioridade.
Em relação aos quatro anos do mandato atual, Frederico Godoy disse que suas ações foram voltadas para garantir cidadania e consolidar os direitos das pessoas com deficiência. Lembrou que também teve atuação voltada aos temas de interesse das áreas de urbanismo, esporte e imobiliário. “Mas a maior luta foi mesmo em benefício das pessoas com deficiência”, ressaltou.
O foco do trabalho é garantir mais acessibilidade e inclusão. Disse ainda que, nos últimos anos, foram alcançados avanços nas ações de combate ao preconceito e à discriminação. “Antes, nas escolas por exemplo, havia muitas brincadeiras com as pessoas com deficiência. Hoje não. Não há espaço para bullying”, avaliou.
Frederico Godoy explica que, em seu novo mandato, quer também avançar nas campanhas de conscientização da população, e em temas como vagas em estacionamento, academias e parques. O vereador cita a Câmara de Anápolis como exemplo em conscientização em relação às pessoas com deficiência, “aqui tem piso tátil, escrita em braile nos gabinetes, acesso a pessoas que usam cadeiras de roda, as sessões têm intérpretes de libras, é uma referência”.
Por fim, Frederico Godoy disse que, assim como ocorreu nos quatro anos de seu primeiro mandato, vai ampliar na próxima legislatura o apoio aos pais e às mães atípicas. Segundo ele, uma audiência pública que realizou sobre esse tema, com a presença das mães atípicas, revelou a importância do trabalho voltado a esse público, “que faz mostrar que temos que cuidar dessas crianças”.
É de autoria de Fred Godoy leis que garantem vagas em estacionamentos para deficientes e da instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência, em locais públicos de lazer, praças e parques do município.
No local onde forem instalados também deve ser colocada placa com os seguintes dizeres: “Entretenimento infantil adaptado para integração de crianças com ou sem deficiência”.
Em outubro Frederico promove a festa das crianças, que promove a interação entre aquelas com e sem deficiência. O vereador é, também, o presidente da Comissão dos Direitos Humanos, Cidadania e da Pessoa com Deficiência.