Uma nova iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) objetiva facilitar o acesso e a compreensão das pessoas, quando buscam informações judiciais. Foi lançado o projeto ‘Ana fala com você’, um chatbot integrado ao programa de linguagem simples do tribunal, denominado "Simples e Fácil". Esta iniciativa oferece duas funcionalidades principais, usando inteligência artificial, para facilitar o acesso à informação judicial.
A primeira funcionalidade é a Consulta de Processos, que permite aos usuários obterem um resumo dos seus processos e acompanharem o andamento diretamente pelo chatbot. O diferencial dessa funcionalidade é a opção de áudio, possibilitando uma compreensão mais acessível do andamento processual.
A segunda funcionalidade é o FAQ (Perguntas Frequentes), desenvolvido para responder às dúvidas da população sobre o Judiciário goiano. O sistema permite que o usuário faça perguntas de maneira aberta e direta, como por exemplo: "como consultar um processo?". O chatbot responde de forma objetiva, orientando os procedimentos necessários. Também é possível acessar informações sobre como acessar a ouvidoria, atendimento ao cidadão, certidões e outras diversas dúvidas que as pessoas possam ter.
O chefe do Poder Judiciário, desembargador Carlos França, destacou a importância da inovação: "É uma nova ferramenta importante que propiciará ao jurisdicionado maior facilidade de acesso aos serviços prestados pelo nosso tribunal, que busca sempre estar cada vez mais próximo da população. Com a ANA, estamos dando um grande passo para tornar a justiça mais acessível e compreensível para todos", destacou França.
COMPROMISSO
A coordenadora do Programa ‘Simples e Fácil’, a juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Lidia de Assis e Souza, ressaltou que a novidade é um passo significativo. "Uma nova entrega, um novo projeto para destacar o nosso compromisso em tornar cada termo judicial mais claro e acessível, ajudando a população a entender seus direitos e processos com maior facilidade."
Já a secretária-geral da Presidência do TJGO, Dayhenne Mara Martins Lima Alves, explicou a importância da ferramenta: "Imagine a facilidade de acessar nosso site e ter disponível uma demonstração do nosso compromisso em servir melhor o cidadão, garantindo que a informação não apenas esteja disponível, mas seja também compreensível."
Antônio Pires, diretor de Inteligência Artificial, Estatística e Ciência de Dados do TJGO, que liderou o desenvolvimento de Ana, disse que ela "representa um avanço significativo para integrar a inteligência artificial no dia a dia do Judiciário. Com essa ferramenta, esperamos diminuir ainda mais a barreira da linguagem jurídica complexa."
Ele ainda agradeceu o apoio da equipe do Centro de Comunicação Social, que participou do desenvolvimento, contribuindo com a comunicação visual e trazendo sugestões para que o projeto facilitasse a interação e a comunicação direta do TJGO."
PACTO
O programa de linguagem simples do TJGO foi lançado no meio deste ano pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França, em atendimento ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, idealizado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso.
As inovações introduzidas pela atual gestão garantiram ao TJGO o Selo pela Linguagem Simples 2024, um reconhecimento do CNJ aos tribunais que adotaram uma forma simplificada de comunicação.
O programa do Judiciário goiano tem sido liderado pela Diretoria de Planejamento e Inovação do TJGO, por meio do Laboratório de Inovação - Inovajus, e conta com a parceria da Diretoria de Inteligência Artificial, Estatística e Ciência de Dados e do Centro de Comunicação Social do TJGO.
Parceria com o Procon para mutirão de conciliação de 28 e 31 de outubro
O Tribunal de Justiça de Goiás, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), informou sobre a realização de mutirão de conciliação, em parceria com o Procon Goiás. O evento, que antecede a 19ª Semana Nacional da Conciliação, acontecerá entre os dias 28 e 31 de outubro, das 9 às 16 horas, na Escola Estadual de Defesa do Consumidor, 2º andar, na sede do Procon Goiás, em Goiânia.
Conforme o coordenador do Nupemec, juiz Leonys Lopes, “a iniciativa vai facilitar a resolução de conflitos de consumo e proporcionar a negociação de dívidas entre consumidores e grandes empresas, evitando a judicialização de demandas”, destacou o magistrado, ao reforçar que a ação busca facilitar acordos e soluções rápidas para conflitos de consumo, reduzindo o número de processos em tramitação no Judiciário.
Durante o mutirão, representantes de empresas das mais diversas áreas de atuação estarão disponíveis para atendimento presencial, ocasião em que os consumidores poderão apresentar suas queixas diretamente. Todo o processo será acompanhado por conciliadores do TJGO e do Procon, o que assegura a mediação dos diálogos e facilita acordos rápidos e justos.