Após ser derrotado nas urnas pelo empresário Márcio Corrêa (PL), o ex-prefeito Antônio Gomide (PT) concedeu coletiva de imprensa na noite deste domingo, 27, analisando o resultado das eleições. O petista, que obteve 75.182 votos, representando 41,44% do eleitorado, também fez um balanço da campanha e destacou o papel do Partido dos Trabalhadores no cenário político de Anápolis.
"Participamos bem das eleições em Anápolis. Tivemos uma vitória com a chapa de vereadores que obteve a maior votação. Fizemos do segundo turno uma grande disputa. Obviamente, o resultado não foi favorável, mas conquistamos mais de 40% dos votos, o que equivale a mais de 75 mil votos. Saímos de cabeça erguida com o projeto que apresentamos para a cidade de Anápolis", garantiu. "Não foi vitorioso eleitoralmente, mas, com certeza, a política se faz com caminhadas", completou o deputado estadual.
Questionado sobre a possibilidade de o PT participar do governo de Márcio Corrêa, Gomide sinalizou que o partido está aberto ao diálogo. "Queremos sempre ajudar a cidade. Nosso projeto é somar com Anápolis. Então, tudo o que pudermos somar, ajudar, sugerir, e tudo o que formos chamados para participar, queremos participar. As coisas certas nós vamos apoiar, e as que não concordamos, vamos apontar", enfatizou.
Sobre o fato de Corrêa não ter participado dos debates no segundo turno, Gomide foi direto. "A população, obviamente, vai pagar um preço alto por ter eleito um candidato que não foi ao debate no segundo turno. Ele vai ter que se explicar à sociedade", cobrou.
Quanto ao papel de oposição do PT nos próximos anos, Gomide garantiu que será propositiva. "Queremos que a administração de Márcio Corrêa dê certo. Agora, o nosso projeto é outro. Apresentamos à sociedade um projeto, e, neste momento, nas eleições, perdemos. No entanto, continuaremos colaborando naquilo que consideramos importante", disse o ex-prefeito.
Gomide revelou, ainda, que entrou em contato com o prefeito eleito e desejou sucesso. "Sim, já entrei em contato com o Márcio. Telefonei para ele, desejei sucesso e disse que estamos à disposição para somar pela cidade", expôs.
LIÇÕES
Durante a coletiva, Gomide citou as lições aprendidas ao longo da campanha e do pleito, mesmo após a derrota. "A lição é que você precisa sempre participar do processo eleitoral. Você só perde quando não participa. Toda vez que você participa, a cidade ganha", ponderou.
Na ocasião, ele lamentou o tom de alguns ataques. "A análise da campanha mostra que tivemos problemas, principalmente com ataques que denegriram demais a questão moral. Em vez de discutir ideias, algumas campanhas partiram para o ataque pessoal. Obviamente, essa questão será resolvida na justiça", frisou.
Com o fim das eleições, o ex-prefeito assegurou que continuará ativo nos projetos para o desenvolvimento da cidade. "Respeitamos o resultado das eleições, sabendo que a gente ganha e perde, mas a caminhada continua. Este foi apenas um processo eleitoral que se encerra agora, mas a caminhada política segue", concluiu.
Márcio Corrêa foi eleito com 106.263 votos, representando 58,56% dos votos válidos. A abstenção foi de 34,24%, o que significa que 100.195 eleitores não compareceram às urnas no segundo turno em Anápolis.