Anápolis PESAR

Câmara lamenta morte do ex-vereador Vespasiano Batista Neto

Ex-vereador teve papel importante na aprovação da Lei Orgânica do Município

27/10/2024 08h35 Atualizada há 6 meses
Por: Redação
Foto: Reprodução / Câmara Municipal
Foto: Reprodução / Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Anápolis emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do ex-vereador Vespasiano Batista Neto, aos 72 anos. Conhecido como "Vespa", ele morreu neste sábado, 26, em decorrência de uma parada cardíaca, após complicações de saúde decorrentes de um infarto sofrido no início de outubro.

Vespasiano foi vereador em duas legislaturas consecutivas, de 1989 a 1992 e de 1993 a 1996. Durante a primeira legislatura, ele fez parte do grupo responsável por debater e aprovar a Lei Orgânica do Município de Anápolis, promulgada em 1990. Na nota, a Câmara ressaltou a importância desse trabalho legislativo para a cidade, mencionando a relevância histórica da Lei Orgânica como parte do processo de redemocratização do país.

O presidente da Câmara, Domingos Paula, expressou condolências à família e destacou o legado deixado pelo ex-vereador. Vespa seguiu envolvido na política local após seu período como legislador, ainda que tenha se dedicado ao ramo automotivo.

O velório foi realizado na funerária Senap, em frente ao Cemitério São Miguel, onde o sepultamento também ocorreu na noite de sábado. Vespasiano Batista Neto deixa esposa, filhos e netos.

Nota da Câmara Municipal de Anápolis na íntegra:

A Câmara Municipal de Anápolis lamenta profundamente a morte do ex-vereador Vespasiano Batista, aos 72 anos de idade, ocorrida neste sábado, 26 de outubro. Ele estava internado havia duas semanas em decorrência de complicações de uma parada cardíaca. Vespa, como era conhecido na cidade, fez parte da 11ª legislatura (1989-1992), responsável por debater, redigir e votar a Lei Orgânica do Município de Anápolis (Loma), promulgada em 5 de abril de 1990. Em vigor até os dias atuais, o conjunto de leis foi mais um símbolo da redemocratização vivida pelo país e, especialmente, um marco para Anápolis, que havia sido Área de Segurança Nacional. O vereador constituinte Vespa também exerceu mandato entre 1993 e 1996, marcando de maneira sólida o seu nome na história do Poder Legislativo anapolino. Ele seguiu contribuindo para a cidade, dessa vez na área empresarial, mas nunca deixou de participar da vida política local, contribuindo com partidos e gestões públicas.

— Domingos Paula de Souza, presidente da Câmara Municipal de Anápolis

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.