Geral MOBILIZAÇÃO

Governo de Goiás monta esquema especial de segurança no 2º turno

Estratégia é assegurar a presença ostensiva das forças de segurança do Estado, para garantir tranquilidade ao pleito

26/10/2024 20h00 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em Anápolis, Goiânia e Aparecida de Goiânia, cidades onde ocorre a eleição em segundo turno neste domingo, 27, as forças estaduais de segurança vão executar uma estratégia especial para garantir a tranquilidade do pleito. O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), montou um esquema específico de atuação nesta data. Serão mobilizados os efetivos das Polícias Civil, Militar, Penal e Científica, além do Corpo de Bombeiros.

"Como no primeiro turno, estamos focados em oferecer ao eleitor toda a segurança e tranquilidade para ir às urnas. Nossa missão é prevenir crimes e dar uma resposta rápida a eventuais problemas, como ocorrência de boca de urna, compra de votos e transporte irregular de eleitores", afirmou o secretário Renato Brum, ao lembrar que a expectativa é de clima ordeiro, como verificado na primeira etapa da corrida eleitoral.

Dentre ações previstas, destacam-se o policiamento ostensivo nas zonas eleitorais, a escolta das urnas eletrônicas, a prevenção e repressão de crimes eleitorais, o monitoramento de rodovias, além da garantia de segurança para candidatos e servidores da Justiça Eleitoral. A Polícia Civil também está em alerta para investigar possíveis crimes, com autuação dos envolvidos.

Ainda, o Corpo de Bombeiros está de prontidão para atender emergências médicas, acidentes, buscas e salvamentos. O trabalho será articulado por meio do Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC) da SSP-GO, em Goiânia, em parceria com a Polícias Federal e Rodoviária Federal. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), 1.668.326 eleitores são esperados para ir às urnas em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis.  

ABSTENÇÃO

A Justiça Eleitoral em Anápolis, as campanhas dos candidatos a prefeito e a imprensa em geral, nos últimos dias, têm se manifestado no sentido de conscientizar o eleitor sobre a importância do voto. No 1º turno quase 90 mil pessoas deixaram de ir às urnas em Anápolis. Historicamente a abstenção no 2º turno é sempre maior que no primeiro. Somando votos brancos e nulos, quase 100 mil deixaram de votar em algum dos cinco candidatos a prefeito.

No término da sessão de quinta-feira, 24, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, convidou eleitoras e eleitores para que compareçam às urnas eletrônicas neste domingo. As eleições Municipais de 2024 acontece em 51 municípios, sendo 15 capitais. O período de votação será das 8h às 17h, no horário de Brasília (DF). A ministra afirmou que “o voto é uma bênção democrática”.  

“A Justiça Eleitoral convida e reitera às eleitoras e aos eleitores que compareçam às urnas em nome dos que vieram antes de nós e que lutaram para que nós tivéssemos esse direito fundamental de votar, em nome dos que vierem depois de nós e que precisam ter um estado democrático, uma sociedade democrática da qual o voto é um instrumento e um gesto por excelência dessa participação livre de todos os eleitores”, declarou a presidente do TSE. 

DEMOCRÁTICO

Ao informar que eleitores de 51 municípios de 20 estados da Federação retornarão às urnas no 2º turno para escolher o prefeito e o vice-prefeito, a ministra Cármen Lúcia disse que mais de 140 milhões de eleitoras e eleitores participaram da primeira etapa do pleito de forma ordeira, sossegada e tranquila. “Nas urnas, puseram o que eles queriam que acontecesse, sendo proclamado o resultado democrático dos mais votados”, destacou a magistrada.  

Para as eleitoras e os eleitores que não votaram no 1º turno das Eleições Municipais de 2024, a ministra Cármen Lúcia ressaltou que podem comparecer ao 2º turno de votação com documento de identificação oficial com foto para exercer o direito de voto, “que é um dever cívico com a sociedade brasileira”.  

A magistrada assinalou que o voto é o testemunho histórico para o que a eleitora e o eleitor pretendem para a sua cidade. Ela afirmou que votar, para além de ser um benefício pessoal, é principalmente um benefício político para toda a sociedade, que deve ser exercido até pelas pessoas que têm alguma dificuldade, como de locomoção.  

“A Justiça Eleitoral trabalhou nos últimos dois anos para, cada vez mais, permitir a facilidade de acesso de todo mundo. A acessibilidade está assegurada, as condições estão asseguradas. Portanto, nós pretendemos, cada vez mais, que essa participação seja ampla neste 2º turno, no próximo domingo. Que todas as eleitoras e os eleitores compareçam às urnas, votem, sejam democráticos, para que honrem a sua história e a história democrática do Brasil”, declarou a ministra Cármen Lúcia. 

SERVIDOR PÚBLICO

Em Anápolis, a Prefeitura e a Câmara Municipal seguiram os passos do Governo de Goiás e transferiram o ponto facultativo do Dia do Servidor Público do dia 28 de outubro para 1º de novembro. A mudança é uma estratégia para tentar minimizar a abstenção no segundo turno das eleições. Um final de semana prolongado exatamente no dia do pleito poderia induzir servidores a se ausentar para desfrutar o período em lugares turísticos ou para visitar parentes em outras regiões.

Em Goiânia, por exemplo, o número de eleitores faltosos no 1º turno foi maior que a quantidade de votos obtidos pelo candidato Fred Rodrigues (PL), que terminou o pleito em 1º lugar. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Fred teve 214.253 votos, enquanto a abstenção foi de 290.868 eleitores. Em Anápolis, 84.028 eleitores deixaram de votar, quase a votação do 1º colocado (Márcio Corrêa, 97.049) e superior à do 2º colocado (Antônio Gomide, 69.370).

CAPITAIS

Nas eleições municipais em 51 municípios do país, sendo 15 capitais, haverá 2º turno para o cargo de prefeito. Os outros 36 municípios onde haverá 2º turno são: Anápolis (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Barueri (SP), Camaçari (BA), Campina Grande (PB), Canoas (RS), Caucaia (CE), Caxias do Sul (RS), Diadema (SP), Franca (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Imperatriz (MA), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Londrina (PR), Mauá (SP), Niterói (RJ), Olinda (PE), Paulista (PE), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Piracicaba (SP), Ponta Grossa (PR), Ribeirão Preto (SP), Santa Maria (RS), Santarém (PA), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP), Serra (ES), Sumaré (SP), Taboão da Serra (SP), Taubaté (SP) e Uberaba (MG). 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.