Nos municípios de Anápolis, Goiânia e Aparecida de Goiânia, neste domingo, 27, 1.668.326 eleitores e eleitoras são esperados nas urnas para eleger novos prefeitos. Anápolis é o terceiro maior colégio eleitoral de Goiás, com 292.665 eleitores aptos a votar. A capital do estado concentra a maior parte do eleitorado apto a votar (61%), com 1.030.285 eleitores. Aparecida de Goiânia tem 345.376 pessoas habilitadas.
Cerca de 4,8 mil urnas serão utilizadas no pleito, sendo aproximadamente 3 mil apenas em Goiânia. Ao todo, o segundo turno contará com 580 locais de votação: 356 em Goiânia, 118 em Anápolis e 106 em Aparecida de Goiânia. Os eleitores podem consultar o local de votação no site do Tribunal Regional Eleitoral de Goiá (TRE-GO) e no aplicativo e-Título.
Quem não votou no primeiro turno poderá votar normalmente no segundo. Aqueles que não justificaram a ausência à votação em 6 de outubro poderão fazê-lo até 5 de dezembro, seja pelo aplicativo e-Título, pelo Autoatendimento Eleitoral ou pelo Sistema Justifica. Esse prazo também se aplica às pessoas que estavam em seu domicílio eleitoral e, por motivos justificados, não puderam votar.
Em Anápolis a disputa é entre Márcio Corrêa (PL) e Antônio Gomide (PT). No 1º turno, Corrêa saiu à frente com 49,59% dos votos, ante 35,45% do adversário. Em Goiânia, o 2º turno tem como candidatos a prefeito Fred Rodrigues (PL), que obteve 31,14% dos votos no 1º turno, e Sandro Mabel (UB), que alcançou 27,66%. No 1º turno, em Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB) teve 48,02% dos votos e Professor Alcides (PL), 43,04%. Agora os dois disputam o 2º turno.
Um dos desafios dos candidatos neste 2º turno, em Anápolis, é convencer o eleitor a ir às urnas. A abstenção no 1º turno das eleições municipais de 2024 atingiu nível histórico de 28,71% (84.023 eleitores), e ficou bem acima da registrada em todo o estado de Goiás: 23,39%.
Se forem considerados a abstenção, votos brancos e votos nulos na eleição majoritária em Anápolis, constata-se que 96.976 eleitores preferiram não votar nos cinco candidatos que disputaram o pleito, ou seja, 34,92% dos eleitores que estavam aptos a ir às urnas. Na eleição para vereador, os ausentes, brancos e nulos chegam a 35,81%.
DEFICIENTES
Uma estratificação relevante dos dados do eleitorado goiano se refere às condições estabelecidas para que as pessoas com deficiência votem sem maiores problemas. Para garantir a cidadania de todos os eleitores, a Justiça Eleitoral adotou uma série de recursos de acessibilidade na urna eletrônica para facilitar o voto das pessoas com deficiência.
De acordo com o painel de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estado de Goiás possui 32.742 eleitores e eleitoras que declararam ter algum tipo de deficiência. Desses, 53,07% são do gênero masculino e 46,92% do gênero feminino. Atualmente, as pessoas com deficiência representam apenas 0,63% do eleitorado total do estado, composto por 5.126.435 cidadãos e cidadãs.
Atualmente, a capital tem a maior concentração de eleitores da categoria, com 8.491 pessoas cadastradas. Aparecida de Goiânia possui a segunda maior, com 1.866, seguida por Anápolis, com um total de 1.523 pessoas com deficiência habilitadas ao voto.
LIBRAS
No segundo turno, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) dará continuidade à Central de Libras, recurso de acessibilidade que permitirá aos eleitores surdos ou com deficiência auditiva o acesso a intérpretes de Libras via videochamada. A ação faz parte do projeto Eleições Inclusivas, que busca garantir a plena participação de pessoas com deficiência auditiva no processo eleitoral.
Os eleitores poderão solicitar o auxílio por meio dos supervisores de prédio ou coordenadores de acessibilidade, que os orientarão sobre como utilizar o serviço. Após o pleito, a Central de Libras funcionará de forma permanente para auxiliar o atendimento aos cidadãos.
INCLUSÃO
O TRE-GO e demais Tribunais Eleitorais seguem o disposto nas Resoluções TSE nº 23.659/2021 e nº 23.736/2024, para viabilizar medidas que ampliem o alcance de seus serviços. Entre os recursos de acessibilidade utilizados nas Eleições Municipais 2024 estão o Assistente de áudio “Letícia” - Em 2024, as urnas eletrônicas receberam um novo recurso de acessibilidade para auxiliar as pessoas com deficiência visual na hora de votar. A novidade consiste em uma assistente de áudio que oferece instruções básicas para o processo de votação.
A voz sintetizada ‘Letícia’ informa à pessoa o cargo que está em votação em cada etapa, os números digitados e o nome da candidatura escolhida. Para utilizar a ferramenta, basta solicitá-la à equipe de mesárias e mesários na seção eleitoral. Em seguida, serão entregues fones de ouvido à eleitora ou ao eleitor para uso durante a permanência na cabine de votação. Dessa forma, a iniciativa garante a autonomia da cidadã e do cidadão com deficiência visual e preserva o sigilo do voto.
BRAILE
Para atender a eleitora e o eleitor com deficiência visual, a urna eletrônica apresenta teclas antiaderentes e números em alto relevo com o alfabeto em Braille, inclusive nas teclas de “Confirma”, “Corrige” e “Branco”. Já para o eleitorado que tem deficiência ou dificuldade auditiva, as urnas contam com tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os intérpretes de Libras aparecem no canto inferior da tela dos equipamentos e traduzem para a eleitora ou o eleitor os cargos em votação.
Além dos itens de acessibilidade da urna eletrônica, a Justiça Eleitoral dispõe de medidas para garantir a inclusão do eleitorado com deficiência no dia do pleito. Por exemplo, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida tem a possibilidade de ser auxiliado durante a votação por uma pessoa de sua escolha, ainda que não tenha feito solicitação prévia ao juízo eleitoral. Para prestar a assistência, essa pessoa deve se identificar na mesa receptora e não pode estar a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político, de federação ou de coligação.
Pessoas com deficiência visual podem utilizar o Sistema Braille para assinar o caderno de votação. É permitido também que esse grupo receba das mesárias ou dos mesários orientações sobre o uso da marca de identificação da tecla 5 da urna eletrônica.