Nesta segunda-feira, 21, terminou o prazo para o registro de pesquisas de intenção de voto, relativas ao 2º turno das eleições municipais, no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E, nesta data, foram registrados o 9º e o 10º levantamentos previstos para esta semana, no período de 21 a 27 de outubro.
O instituto Lupa Pesquisa, de Anápolis, informou a realização de consulta e a divulgação dos dados na véspera da eleição, dia 26. O Lupa Pesquisas vai realizar 600 entrevistas, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi contratado pela MV9 Portal Político, pelo custo de R$ 9,8 mil.
Já o Cerrado pesquisas, em seu registro, informou que vai ouvir 820 eleitores e prevê divulgação para o dia da eleição, 27 de outubro. A margem de erro é de 3,5 p.p. A pesquisa foi contratada pela empresa T10 Mídia e Comunicação, gestora do jornalismo da Rádio Manchester FM, do DM Anápolis e do DM Anápolis on-line, ao custo de R$ 3,5 mil.
As entidades e empresas que realizam pesquisas de intenção de voto fizeram o registro delas no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), do TSE. O 2º turno das Eleições de 2024 ocorre no domingo, 27, em Anápolis e em mais 50 municípios, sendo 15 capitais. As regras sobre as pesquisas eleitorais estão previstas na Resolução nº 23.600/2019, do TSE.
Segundo a norma, as pesquisas feitas em data anterior ao dia das eleições poderão ser divulgadas a qualquer momento, inclusive no dia da votação, desde que o registro seja efetuado até cinco dias antes. A pesquisa eleitoral é a indagação feita à eleitora e ao eleitor, em um determinado momento, sobre a sua opção a respeito das candidatas e dos candidatos que concorrem em uma eleição.
O período para o registro das pesquisas na Justiça Eleitoral, concluído nesta segunda-feira, 21, teve início em 1º de janeiro deste ano. Desde lá, todas as entidades e empresas que realizam pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou a candidatas e candidatos foram obrigadas a registrar previamente cada uma delas, na Justiça Eleitoral, até cinco dias antes da divulgação.
O Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), embora disponibilize um espaço específico para que a empresa de pesquisa, além de registra-la, também divulgue o resultado do levantamento, estipula que a disponibilização dos dados das coletas seja feita apenas após o encerramento da eleição.