Pelo quarto ano consecutivo, o Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, será palco do Natal do Bem, considerado o maior do gênero natalino gratuito no Brasil. A festa será realizada de 14 de novembro a 5 de janeiro. “Serão 53 dias de festa e muita confraternização. Tivemos a preocupação em ofertar, de graça, um ambiente que realmente reproduz a beleza do Natal”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, durante o lançamento da programação, na terça-feira, 15. A expectativa de público é de 1,5 milhão de pessoas. Terá um complexo natalino com mais de 30 mil metros quadrados e 2,7 milhões de pontos de luz, e uma árvore de Natal de 40 metros de altura e, de forma inédita, uma roda-gigante. “Queremos proporcionar um Natal onde todos possam sonhar e se encantar, sem barreiras e sem distinção”, sublinhou a coordenadora do Goiás Social e primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado.
Industrial
Projeto do vereador Afonso do Industrial (Avante) cria o Dia Municipal da Região do Setor Industrial Munir Calixto. A matéria tramita nas comissões. Segundo ele, essa região teve um crescimento relevante nas últimas décadas e continua em ampliação. Além do Industrial, a região conta com os bairros Jardim Esperança, Residencial Nova Aliança, Residencial Girassol, Cerrado 1, 2 e 3; Cidade Industrial e Daiana.
Pequeninos
Projeto de lei na Câmara Municipal torna de utilidade pública a Associação Pequeninos de Anápolis. A iniciativa é do vereador João da Luz (Cidadania). Segundo ele, é uma associação religiosa, sem fins lucrativos, que ajuda mães gestantes, crianças e adolescentes, e auxilia gestantes em situação de vulnerabilidade. Com a utilidade pública pode atrair doações, para sustentar ações sociais que desenvolve.
Produtividade
Por falar em Câmara Municipal, o sistema legislativo informa que, de 1º de janeiro a 16 de outubro de 2024, os vereadores apreciaram 3.780 matérias. São elas 1 emenda à Lei Orgânica; 19 Projetos de lei complementar; 14 vetos; 80 projetos de lei ordinária; 5 projetos de resolução; 51 projetos de decreto legislativo; 3.135 requerimentos; 398 indicações; e 77 moções.
Clube de Tiro
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que qualifica como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) os clubes de tiro desportivo regularmente inscritos nos órgãos competentes. A iniciativa é do deputado Marcos Pollon (PL-MS). As prefeituras vão estabelecer as regras de funcionamento quanto ao horário de funcionamento e a localização.
Cotas para as mulheres foram ignoradas em 700 municípios
Levantamento realizado pelo Observatório Nacional da Mulher na Política da Câmara dos Deputados mostra que, nas eleições municipais deste ano, mais de 700 cidades não cumpriam a cota mínima de candidaturas femininas. Pela Lei das Eleições, os partidos são obrigados a ter pelo menos 30% de mulheres concorrendo nas eleições legislativas. Na opinião da deputada Flávia Morais (PDT-GO), essa sub-representação traz prejuízos para as políticas públicas do País. “Quando nós não temos a representação da maioria da população, que são as mulheres, com certeza isso se reflete na falta de políticas públicas, na falta de força política para aprovar projetos de grande relevância", lamentou.