Política SEGUNDO TURNO

Bolsonaro faz 3ª visita de apoio a Márcio Corrêa nesta sexta, 11

Ex-presidente tem chegada prevista a Anápolis para às 9 horas; roteiro prevê participação em carreata e em comício

10/10/2024 16h00
Por: Orisvaldo Pires
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) retorna a Anápolis na manhã desta sexta-feira, 11, para mais um ato de campanha em apoio à candidatura a prefeito de Márcio Corrêa. É a terceira vez que Bolsonaro participa de atividades da campanha do PL na cidade. A primeira foi na pré-campanha, em 16 de junho, quando participou de comício na Praça Dom Emanuel, no Bairro Jundiaí, quando lançou a pré-candidatura de Márcio Corrêa. 
A segunda vez, já na campanha no 1º turno, esteve em Anápolis no dia 24 de setembro, quando participou de uma carreata e de comício no comitê central de Márcio Corrêa. Assim como em Anápolis, Bolsonaro também retorna a Goiânia e Aparecida de Goiânia para atos de campanha.

Na capital o ex-presidente reforça a campanha de segundo turno do ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL) que, no 1º turno, terminou na liderança com 31,14% dos votos, ante 27,66% de Sandro Mabel (União Brasil). Em Aparecida de Goiânia a estratégia de campanha é de buscar a virada. No 1º turno Professor Alcides (PL) ficou em 2º lugar, com 43,04%. O adversário, Leandro Vilela (MDB), teve 48,02%.

Assim como na vez anterior, a logística e as questões de segurança para a visita de Bolsonaro nesta sexta-feira a Anápolis tem na coordenação o secretário do PL municipal, Randerson Aguiar, tradicional expoente da direita na cidade. Segundo ele, nesta quinta-feira, 10, são acertados os últimos detalhes sobre horários, estrutura de segurança, o itinerário a ser cumprido em carreata e o comício para fechar a programação.

Segundo Randerson, a organização para a visita envolve uma logística pesada e o percurso a ser cumprido será diferente do que ocorreu na campanha de 1º turno. “Já mantivemos contado com a segurança do ex-presidente Jair Bolsonaro, para acertar as formalidades, com objetivo de que tudo corra bem. Queremos reunir o maior número de pessoas, com o menor transtorno possível”, disse. A chegada de Bolsonaro a Anápolis é prevista para às 9 horas.

INFLUÊNCIA

Da mesma forma como a visita de Bolsonaro a Anápolis influenciou no desempenho de Márcio Corrêa no 1º turno, afirma Randerson Aguiar, é esperado impacto ainda maior agora, na campanha para o 2º turno. Segundo ele, ao analisar os números do 1º turno (Márcio 49,59% e Gomide 35,45%), observa-se uma diferença considerável. “Isso se dá pelo trabalho incansável do Márcio Corrêa, da equipe, dos candidatos a vereador e, é claro, à influência de Jair Bolsonaro, tanto na pré-campanha quanto na campanha”, ressaltou.

Randerson Aguiar comentou ainda que a pequena diferença que evitou a vitória de Márcio Corrêa no 1º turno, revelou uma porcentagem de votos que contrariou praticamente todas as pesquisas de intenção de votos divulgadas por institutos e veículos de comunicação, que projetavam 2º turno, “mas não com a diferença grande como ocorreu”. Aguiar também se refere à tradição já verificada em pleitos anteriores de que quem vence no 1º turno, tem mais probabilidade de vitória no 2º turno, “e acredito que será mais expressivo que no 1º turno”.

Após a comemoração da dianteira obtida no 1º turno, informou Randerson, já nas primeiras horas da segunda-feira, 7, a campanha de Márcio Corrêa no 2º turno estava nas ruas. Segundo ele, o candidato fez várias visitas, os vereadores que formaram a chapa de apoio à ele também. “Temos um exército bem arregimentado, muitas pessoas engajadas, mobilizadas. É um trabalho de formiguinha, bairro a bairro”, explicou.

BATALHA

O secretário do PL anapolino informou que a campanha de 2º turno é feita com os dados dos resultados das urnas no 1º turno nãos mãos, “trabalhamos em cima de números”. E, com a nova visita de Jair Bolsonaro, afirma Randerson, a expectativa é que a influência trará novo impulso. “Vivemos atualmente uma emblemática batalha entre o conservadorismo e o progressismo, entre PL e PT”, concluiu. A visita de Bolsonaro nesta sexta-feira, 11, ocorre no dia em que serão reiniciados os programas eleitorais no rádio e na TV. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.