Painel DM COLUNA PAINEL DM

União Brasil de Caiado e MDB de Vilela lideram em número de prefeitos eleitos em Goiás

08 de outubro de 2024

08/10/2024 10h43
Por: Redação

União Brasil de Caiado e MDB de Vilela lideram em número de prefeitos eleitos em Goiás

O União Brasil, partido do governador Ronaldo Caiado, foi o que mais conquistou prefeituras em Goiás neste domingo, 6, com 96 prefeitos e prefeitas eleitos. Em seguida vem o MDB, do vice-governador Daniel Vilela, com 47. Somados, são 143. O PL, que abriga o ex-presidente Jair Bolsonaro, ocupa a terceira posição com 27 eleitos. Proporcionalmente foi a sigla que mais avançou em relação ao número atual, com 17 a mais. Já o PT, do presidente Lula, manteve os três municípios goianos de 2020: Itapuranga, Goiás e Professor Jamil. Outra característica importante das eleições de 2024 em Goiás é que o número de siglas comandando os municípios diminuiu. Em 2020, 19 partidos fizeram prefeitos no estado, este ano apenas 15: UB (96), MDB (47), PL (27), PP (26), Podemos (14), PDT (11), PSDB (7), PRD (4), Solidariedade (3), PSB (3), PSD (3), PT (3), Republicanos (2), Novo (1) e Avante (1). (Reportagem Lucas Tavares)

 

 

Diferença

O professor de ciência política Guilherme Carvalho, ao analisar o avanço do PL nas prefeituras municipais nas eleições de 2024, pondera que é preciso separar PL centrão do PL bolsonarista.

 

 

Enraizamento

Guilherme Carvalho percebe a tentativa de enraizamento do bolsonarismo nas instituições e dentro das estruturas de poder local. Os prefeitos eleitos hoje, serão cabos eleitorais para as eleições de 2026.

 

 

Cobrança

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, Luiz Carlos Ledra disse neste domingo, 6, à Manchester FM/DM Anápolis, que serão cobrados do prefeito (a) eleito (a) compromissos feitos durante sabatina realizada pela entidade.

 

 

Táxi

O vereador Jakson Charles (PSB), vice-presidente, informou que, por meio de seu pedido, o prefeito Roberto Naves enviou à Câmara Municipal projeto que autoriza que os veículos táxi se utilizem da faixa exclusiva dos ônibus do transporte coletivo.

 

 

Diferença

O que 3 votos podem fazer? Podem definir uma eleição. Albênzio Vento, com 1.723 votos, ficou na suplência na eleição deste ano para vereador. Teve dois votos a menos que Wederson Lopes (1.725). Lopes se elegeu.

 

 

Na 3ª tentativa, Rimet Jules se elege vereador pelo PT

Rimet Jules recebeu 2.649 votos no domingo, 6, e será companheiro de bancada de Marcos Carvalho [reeleito com 3.422], na legislatura 2025-2028. Rimet, um dos seis novatos eleitos para a Câmara, tem 20 anos, é advogado, gay e recentemente presidiu o PT em Anápolis. Nasceu em Formosa (GO) e foi criado em Arraias (TO). Militou no movimento estudantil. Em 2016, com 20 anos de idade, disputou a eleição pela 1ª vez, obteve 388 votos. Em 2020 chegou a 1.084 votos, ficou na 1ª suplência. Disse que fez sua campanha “sem mandato, sem cargo e sem apadrinhamento” e que sua plataforma é “a defesa da cidade”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.