Política PÓS-VOTAÇÃO

Discursos na Câmara repercutem o resultado da eleição de vereador

Parlamentares reeleitos agradecem mais um mandato na primeira sessão ordinária após o pleito de 6 de outubro

08/10/2024 10h02
Por: Marcos Vieira
Presidente Dominguinhos do Cedro avalia alta taxa de permanência como atestado da credibilidade da Câmara junto à população. Foto: Ismael Vieira
Presidente Dominguinhos do Cedro avalia alta taxa de permanência como atestado da credibilidade da Câmara junto à população. Foto: Ismael Vieira

Os discursos na sessão da Câmara de Anápolis nesta segunda-feira, 7, trataram essencialmente do resultado da eleição, com agradecimentos dos reeleitos e lamento daqueles que não tiveram sucesso nas urnas. Dezessete vereadores conquistaram um novo mandato no dia 6 de outubro. Apenas três titulares que tentavam a reeleição não obtiveram êxito: Delcimar Fortunato (PSDB), Edimilson Mercado Serve Bem (PV) e Hélio Araújo (PL). 

A taxa de manutenção dos mandatos, uma das maiores das últimas legislaturas, foi vista pelo presidente Dominguinhos do Cedro (PDT) como um atestado da credibilidade da Câmara de Anápolis junto à população. “É um dia feliz. Não reelegemos mais vereadores porque três colegas não disputaram as eleições. Esse resultado comprova que o trabalho no Legislativo tem credibilidade e foi reconhecido com o resultado nas urnas”, comentou.

Dominguinhos estava se referindo a Leandro Ribeiro (MDB), Lisieux José Borges (PSB) e Trícia Barreto (MDB), que não disputaram a reeleição. Apesar da perda de duas cadeiras, o MDB elegeu o vereador que ficou em primeiro lugar entre todos na disputa, o médico José Fernandes, com 4.222 votos. Fernandes fez um discurso carregado de emoção ao relembrar seu pai, o sanfoneiro José Américo, morto em junho deste ano, aos 76 anos. 

“O meu pai é o responsável por tudo isso que está acontecendo. Ele pediu votos para mim em 2020 e quase chegou a pedir em 2024, pois morreu pouco antes da disputa de ontem”, afirmou o vereador do MDB. José Fernandes também falou sobre uma cirurgia cardíaca a que foi submetido no meio do seu mandato, um desafio de vida maior do que todos os embates vividos na tribuna da Câmara.

Outro campeão de votos, o vereador Professor Marcos (PT), citou nomes e instituições que abrigam apoiadores do seu projeto de reeleição. “Na política e na vida ninguém faz nada sozinho”, disse. O vereador, que teve 3.422 votos, prometeu coragem para esses próximos quatro anos e na construção de uma cidade para as próximas três décadas. 

Quinto lugar na disputa, com 3.001 votos, Jean Carlos (PL) afirmou na tribuna que se lembra de todos os locais por onde passou na campanha e dos compromissos assumidos na campanha. “Agradeço aos integrantes do PL e seus membros, em especial Márcio Corrêa, nosso futuro prefeito, e ao senador Wilder Morais”, ressaltou Jean.

O vereador reeleito disse ainda que Anápolis caminha para ter uma nova administração comprometida com a cidade, que olhará pela população e com bons resultados. “Estamos confiantes. Ontem senti que Deus cuidou de tudo diante de tantas incertezas”, completou.

 

POPULAÇÃO

Reeleito para seu segundo mandato, o vereador Cabo Fred Caixeta (PRTB) também fez um discurso de agradecimentos. “Quem participa de uma eleição sabe como o processo é desgastante. Trabalhamos por quase quatro anos para a população e na época do pleito temos que ir para rua, conversar, pedir voto, mostrar aquilo que fizemos e os projetos que ainda temos para colocar em prática”, comentou.

Caixeta disse ainda que apesar de algumas pessoas tentarem desgastar a imagem dos vereadores, todos têm serviços prestados à comunidade, o que foi comprovado através da grande quantidade de reeleitos. 

O vereador Reamilton Espíndola (Podemos) afirmou que muitos tinham sua reeleição como “improvável”, ainda mais pela falta de recursos financeiros, já que não contou com verba do Fundo Eleitoral. Cleide Hilário (Republicanos), outra reeleita, ressaltou que a disputa foi acirrada. “Nossa reeleição é um reconhecimento da população ao serviço que prestamos a ela aqui no legislativo”, discursou.

Reeleito com 2.972 votos, Luzimar Silva (PP) ressaltou que a conquista de mais um mandato se deve ao trabalho social que realiza. Ele também falou sobre a quantidade de vereadores que conseguiram êxito nas urnas. “Por que mexer naquilo que está dando certo?”, indagou o vereador. 

A vereadora Seliane da SOS (MDB) também classificou a disputa para o Legislativo como difícil e o resultado positivo foi alcançado com a participação de todos. Ela falou ainda de seu orgulho de ser vereadora e que o mandato não é apenas seu, mas sim “de todos os que participaram e colaboraram”. 

Jakson Charles (PSB) também terá mais quatro anos de mandato. Em seu discurso, o vice-presidente da Câmara afirmou que o Legislativo deu um salto de qualidade nos últimos anos e que agora recebe manifestação de confiança da parte da sociedade, com a reeleição de 17 vereadores. “É um avanço. Mostra que os trabalhos são vistos pela população que formam opinião positiva sobre o Legislativo”.

 

CURRÍCULO

Também em discurso na tribuna, o vereador Delcimar Fortunato (PSDB) agradeceu os votos conquistados na urna. O tucano teve 970 votos, mas não conseguiu ser reeleito para mais um mandato. “Estou aqui para agradecer a Deus, porque Ele me deu a condição de disputar uma eleição difícil e a gente fez isso. Fico feliz. Tem gente que sofre porque perdeu a eleição, mas levo para meu currículo esse mandato de vereador”, frisou.

Segundo Delcimar, ele combateu o bom combate e mesmo antes de ter vencido a eleição em 2020, já era conhecido por ser um vereador sem mandato. “Dormi bem, acordei bem e vou continuar fazendo o que eu gosto, articular, montar partido, disputar campanhas”, ressaltou.

O vereador disse que sua autoestima é grande e ele é bem preparado para situações adversas. “Quero agradecer aos colegas, aos servidores e continuaremos aqui de mãos dadas até 31 de dezembro, votando e discutindo projetos. Política você ganha ou perde. Vou seguir trabalhando mais quatro anos, mesmo sem mandato”, concluiu Delcimar.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.