Política APURAÇÃO

Presidente do TRE-GO prevê resultado das eleições para 20h deste domingo

A expectativa é de que os resultados das eleições municipais sejam conhecidos poucas horas após o encerramento da votação, às 17h. Goiás registrou 22 procedimentos de possíveis crimes e cinco prisões, segundo balanço.

06/10/2024 16h00
Por: Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em coletiva realizada na tarde deste domingo, 6, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Luiz Cláudio Veiga Braga, manifestou otimismo quanto ao andamento do processo eleitoral. Segundo ele, os resultados das eleições municipais devem ser divulgados rapidamente. “Por volta de 20 horas, teremos os números que definirão o resultado. [...] Então, às 20h, um pouco mais, um pouco menos, saberemos quem serão os eleitos. Na minha administração, tudo é feito rápido”, projetou.

Com mais de 5 milhões de eleitores goianos aptos a votar, o TRE-GO prevê uma apuração ágil, incluindo em cidades como Anápolis, onde mais de 292 mil eleitores participarão do pleito. Braga ressaltou que a campanha, que durou 45 dias, transcorreu de maneira tranquila e sem grandes intercorrências.

“O balanço é altamente positivo. O processo eleitoral se desenvolveu normalmente, sem problemas que exigissem maiores preocupações. A Justiça Eleitoral está muito satisfeita”, disse. Ele ainda destacou que qualquer problema que surgisse foi prontamente resolvido pela Justiça Eleitoral.

No total, foram instaurados 22 procedimentos para apurar possíveis crimes até o início da tarde deste domingo, 6, e realizadas cinco prisões. Entre os detidos está um candidato a vereador na região sudoeste do estado, segundo o desembargador.

Outro ponto abordado na coletiva foi o combate à desinformação, que segue sendo um desafio, como em eleições anteriores. O TRE-GO investiu em uma ferramenta desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), capaz de identificar conteúdos falsos em até quatro segundos.

“Adquirimos a ferramenta mais moderna para combater fake news e deepfake, que identifica em quatro segundos se o conteúdo é sintético ou verdadeiro”, explicou Braga. A tecnologia baseada em inteligência artificial foi fundamental para a rápida remoção de notícias falsas durante o pleito.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.