Eurípedes Barsanulfo Junqueira, que foi prefeito de Anápolis entre maio de 1974 e abril de 1975, faleceu na noite desta terça-feira (1º), aos 90 anos de idade. As causas não foram divulgadas.
Na década de 1970, durante a Ditadura Militar, foi nomeado pelo governador Leonino Caiado, primo do atual chefe do Executivo goiano, Ronaldo Caiado. Suas principais bandeiras eram a industrialização e a educação.
Na juventude, estudou no Colégio Couto Magalhães, um dos mais tradicionais do município e, já adulto, atuou como professor e diretor do Colégio Estadual José Ludovico de Almeida.
Casado há mais de 70 anos com Dona Geni, Eurípedes Junqueira deixa quatro filhos, oito netos e cinco bisnetos. De acordo com informações preliminares, o velório acontece na casa funerária Velório São Sebastião, enquanto o sepultamento será no Cemitério São Miguel, no Centro.
Em nota, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado lamentaram o ocorrido e “admirável homem público” que Eurípedes foi (confira abaixo). Até o encerramento desta matéria, apenas a candidata Eerizania Freitas (União Brasil) se solidarizou aos familiares e amigos.
Foi com enorme tristeza que recebemos, Gracinha e eu, a notícia do falecimento do grande amigo e admirável homem público Eurípedes Junqueira, na noite de terça-feira (1º/10).
Ao longo de 90 anos, Eurípedes exerceu com brilhantismo todas as atividades que abraçou, seja a docência, a administração pública ou o trabalho comunitário. Foi prefeito de Anápolis e secretário de Estado; grão-mestre do Grande Oriente de Goiás e ministro do Supremo Tribunal de Justiça Maçônica; além de professor e diretor escolar.
Eurípedes foi um servidor público na melhor acepção da palavra, deixando um legado de honradez, integridade e compromisso com o bem comum.
Foi ainda um esteio e um exemplo para a família e para os amigos, entre os quais incluo a mim e toda a minha família. Junto-me, assim, àqueles que lamentam sua partida neste momento, mas que também celebram sua vida e seu legado.
Que Deus conforte nossos corações.