Anápolis INTELIGÊNCIA POLICIA

3º CRPM de Anápolis está entre as unidades capacitadas pelo MPGO

Curso promovido pelo Ministério Público e a Polícia Militar capacita cerca de 15% do efetivo da PM goiana

02/10/2024 10h22
Por: Redação Fonte: MPGO
1ª turma capacitada foi do 30 Comando Regional da Polícia Militar, em Anápolis, no dia 1º de agosto deste ano. Foto: MPGO
1ª turma capacitada foi do 30 Comando Regional da Polícia Militar, em Anápolis, no dia 1º de agosto deste ano. Foto: MPGO

Os integrantes do 3º Comando Regional da Polícia Militar em Anápolis (3º CRPM) estão entre os 1.726 policiais militares que participaram, nos meses de agosto e setembro, de um curso de capacitação sobre buscas e apreensões e nas atividades de inteligência na segurança pública. O treinamento foi aplicado pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), em parceria com a Polícia Militar. 

Os policiais do 3º CRPM de Anápolis integraram a primeira turma capacitada no curso, no dia 1º de agosto de 2024. Na oportunidade palestraram Augusto Henrique Moreno Alves, da Área Criminal do Centro de Apoio Operacional do MPGO; capitão PM Jalles Divino Mateus, da Corregedoria da PMGO; capitão PM Wesley Batista Gomes, da Central de Inteligência da PMGO. O promotor participante foi Lucas César Costa Ferreira (PJ Vianópolis / Área do Patrimônio Público do Centro de Apoio Operacional do MPGO).

Esta segunda fase do curso de capacitação foi destinada aos comandos do interior, abarcando todas as regiões do Estado, com a participação de 826 militares. No total, 1.726 policiais militares foram capacitados ao longo do curso, que teve início em abril deste ano, na Academia da Polícia Militar, na capital. Essa participação representa cerca de 15% de todo o efetivo da PM goiana.

 

FORMAÇÃO

As formações nesta etapa foram realizadas entre os dias 1º de agosto e 25 de setembro, abrangendo 8 turmas, de 17 Comandos Regionais de Polícia Militar. Na capital, participaram militares de 3 Comandos Regionais e de 3 Comandos Especializados. O curso contou com o apoio da Escola Superior do MP (Esump).

O conteúdo da formação foi apresentado num ciclo de palestras, ministradas pelo coordenador da Área Criminal do MPGO, Augusto Henrique Moreno Alves; e também integrantes da Inteligência e da Corregedoria da PM. 

O promotor Augusto Alves abordou temas como: busca pessoal, veicular e domiciliar e os entendimentos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF); fundadas razões para o STJ e STF; o cuidado com a cadeia de custódia de objetos do crime (apreensão, acondicionamento e entrega na delegacia para lavratura do flagrante); preenchimento correto e completo do Registro de Atendimento Integrado (RAI), com juntada de fotos e vídeos quando possível e a importância do acesso ao RAI pelo policial militar antes da audiência.

 

CONDUTA

Os representantes da área de Inteligência da PM falaram sobre a participação do agente de inteligência nas ocorrências, relatórios de inteligência e sua relevância. Por fim, os membros da Corregedoria esclareceram sobre as condutas do policial militar no exercício das funções e a postura do policial em audiência.

No encerramento da formação, ocorrida no dia 25 de setembro, em Porangatu, o promotor Augusto Moreno destacou a importância da parceria. Nesta segunda etapa, pelo interior, em cada localidade houve o apoio e a presença de promotoras (es) das localidades.

Para o promotor, “esse ciclo de palestras pretende justamente trazer esse conhecimento para a atividade operacional com o objetivo de buscar maior segurança jurídica na atuação do Policial Militar na ponta de linha. E aqui nós debatemos as buscas e apreensões pessoais, domiciliares e veiculares com perspectivas tanto do Ministério Público, quanto da Corregedoria da Polícia Militar, quanto da nossa Agência Central da Inteligência”. 

 

Palestras em cada uma das turmas 

1ª Turma: 3º Comando Regional de Polícia Militar (3º CRPM - Anápolis)

2ª Turma: 5º Comando Regional de Polícia Militar (5º CRPM - Luziânia), 11º CRPM – Formosa; 17º CRPM – Águas Lindas de Goiás

3ª Turma: 6º Comando Regional de Polícia Militar (6º CRPM – Caldas Novas), 9º CRPM – Catalão; 19º CRPM – Itumbiara

4ª Turma: 10º Comando Regional de Polícia Militar (10º CRPM – Ceres), 15º CRPM – Goianésia; 18º CRPM – Uruaçu

5ª Turma: 4º Comando Regional de Polícia Militar (4º CRPM – Goiás ), 7º CRPM – São Luís de Montes Belos; 20º CRPM – Iporá

6ª Turma: 8º Comando Regional de Polícia Militar (8º CRPM – Rio Verde) e 14º CRPM – Jataí

7ª Turma: 13º Comando Regional de Polícia Militar (13º CRPM – Posse)

8ª Turma: 12º Comando Regional de Polícia Militar (12º CRPM – Porangatu)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.