Assim como em 2022, Anápolis não irá adotar a Lei Seca durante as eleições municipais de 2024, que acontecem no próximo domingo (06). De acordo com a chefe de cartório da 141ª Zona Eleitoral de Anápolis, Ludmila Gobo, a decisão foi tomada pelos juízes eleitorais do município, juntamente com a Polícia Militar (PM).
Criada com o objetivo de proibir a venda e consumo de bebidas alcoólicas durante o pleito, a aplicação da Lei Seca é definida por cada um dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e Secretarias de Segurança Pública do estado em questão. Segundo Ludmila, a decisão vale também para os municípios vizinhos.
“Não vai ter Lei Seca em Bonfinópolis, Campo Limpo, Ouro Verde, Goianápolis e Terezópolis também”, disse Ludmila em entrevista à Rádio Manchester. Ela ainda explica os principais motivos para que a lei não fosse adotada.
“Infelizmente, a questão da Lei Seca demanda uma operação diferente da Polícia Militar e isso pode desfalcar outras atividades que eles fazem durante a eleição. Então, esse ano não tem Lei Seca”, reforçou.
Entretanto, a representante afirma que os policiais estarão próximos aos locais de votação, atentos às questões de aglomeração e tumulto nos colégios e arredores. “Eles estarão fiscalizando”, concluiu.