Neste sábado (05), às 18h, o Parque Ambiental do Ipiranga, em Anápolis, recebe a peça "Hamlet na Rua", da Anthropos Companhia de Arte. O espetáculo une o famoso clássico de Shakespeare ao cotidiano urbano.
Totalmente gratuita, a apresentação irá abordar a luta de Hamlet para consertar seu mundo, em uma jornada que ultrapassa os limites da realidade. A proposta é justamente interferir no cotidiano urbano, promovendo nas ruas e espaços públicos uma imersão ao texto de Shakespeare, com o objetivo de dialogar com a atualidade.
A peça faz parte do projeto "Cena em Trânsito", que propõe levar teatro às ruas de Goiás. Para chegar aos palcos, conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo e Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult), através do Circula Goiás - Difusão da Arte e Cultura Goiana.
De acordo com o diretor artístico e dramaturgo, Constantino Isidoro, a montagem oferece uma leitura crítica e contemporânea do clássico, aproximando o público das questões sociais e existenciais presentes na obra.
"Hamlet é aquele que vê a falência da humanidade e nos alerta sobre o consumo desenfreado e a busca incessante pelo poder", afirmou. No espetáculo, um tapete vermelho delimita “o palco” e para enriquecer o espaço cênico existem coroas, espadas e máscaras.
Quatro atores se revezam na representação de personagens como: Hamlet, Ofélia e Rei Cláudio, envolvendo o público em uma experiência interativa e dinâmica. Ao final da apresentação, ocorrerá uma roda de conversa entre a equipe e os espectadores, o "Diálogos Sobre a Encenação".
Além disso, "Hamlet na Rua" contará com acessibilidade de audiodescrição e intérprete de Libras. De acordo com a Anthropos Cia de Arte, será um marco cultural para a cidade de Anápolis.