Política LUPA PESQUISAS

Dr. Geraldo lidera disputa pela Prefeitura de Silvânia a menos de uma semana das eleições

Atual prefeito mantém vantagem sobre Carlão nos cenários estimulado e espontâneo; indecisos serão decisivos no resultado

01/10/2024 06h44
Por: Redação
Foto: Montagem/DM Anápolis
Foto: Montagem/DM Anápolis

A menos de uma semana das eleições municipais em Silvânia, a mais recente pesquisa realizada pelo Instituto Lupa Pesquisas mostra que o atual prefeito, Doutor Geraldo (PP), segue na liderança. Segundo o levantamento, o gestor aparece em primeiro tanto no cenário estimulado quanto no espontâneo.

Na pesquisa estimulada, Doutor Geraldo apresenta 45,42% das intenções de voto, enquanto o principal adversário, Carlão (UB), soma 43,35%. A diferença de 2,07 pontos percentuais entre os candidatos evidencia o caráter acirrado da disputa e a importância dos eleitores indecisos, que ainda somam 9,50%.

O cenário estimulado, em que os eleitores são apresentados com os nomes dos candidatos, destaca que apenas 1,73% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum dos dois. O dado indica forte polarização entre Doutor Geraldo e Carlão, mas com vantagem para o atual prefeito.

Quando os eleitores são questionados de forma espontânea, sem a apresentação de uma lista de candidatos, Doutor Geraldo também se mantém na liderança. O prefeito obteve 40,24% das intenções de voto, enquanto Carlão ficou com 38,17%.

O cenário espontâneo ainda evidencia o alto percentual de eleitores que seguem indecisos. Ao todo, 18,48% dos entrevistados afirmaram que não sabem em quem votar, enquanto 3,11% declararam que não pretendem votar em nenhum dos dois candidatos.

Rejeição: Doutor Geraldo e Carlão em disputa acirrada

Faltando poucos dias para o pleito, a pesquisa aponta que Doutor Geraldo tem uma rejeição de 21,59%, enquanto Carlão aparece com 18,83%. No entanto, um dado que pode beneficiar o atual prefeito é que a maioria dos entrevistados, 54,58%, não rejeita nenhum dos candidatos, o que indica que há espaço para a conquista de mais eleitores, principalmente entre os indecisos.

A porcentagem de eleitores que rejeitam todos os candidatos é de apenas 5,01%, o que mostra que, embora haja algum ceticismo, a rejeição ampla à classe política não é um fator predominante nesta eleição.

A pesquisa foi realizada nos dias 27 e 28 de setembro de 2024, em Silvânia, pela Lupa Pesquisas Produções e Eventos EIRELI. Foram entrevistados 579 eleitores em domicílio, de forma proporcional e aleatória. O levantamento tem um nível de confiança de 95% e margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-08532/2024.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.