O curta-metragem ‘Censura – uma história sem fim’, que tem pré-estreia agendada para esta sexta-feira, 27, às 18 horas, no Cine Sibasolly [Praça Bom Jesus], promete estabelecer um novo marco no acervo histórico e iconográfico da cidade. O documentário é dirigido por Edson Nunes, cineasta, jornalista e escritor, e tem a produção de Eunice Lara.
A pré-estreia do documentário é dirigida especialmente aos veículos e profissionais de imprensa e convidados, e deve contar com a presença da equipe técnica do documentário, além de entrevistados do filme. Entre eles figuras-chave como Romualdo Santillo, Mozart Soares Filho, Godofredo Sandoval, Nilton Pereira e o historiador Juscelino Polonial.
Édson Nunes informou ao DM Anápolis que, após a exibição, será realizado um bate-papo sobre o processo de construção do filme e sua importância para a memória cultural de Anápolis. O documentário explora a censura no rádio em Anápolis durante o Regime Militar, focando no fechamento das rádios Carajá e Santana. O projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Anápolis/2022.
A produção destaca as memórias e depoimentos de Romualdo Santillo, um político e ativista dos anos 70, e ainda enfoca acontecimentos específicos do período com os outros dois irmãos – Henrique e Adhemar – envolvidos diretamente nos eventos retratados. No período da ditadura militar, Anápolis foi considerada área de segurança nacional e os anapolinos foram impedidos de votar para escolher seus prefeitos.