Durante um comício em Nerópolis, a candidata à prefeitura Elisa da Saúde (PP) causou polêmica ao prometer picanha aos moradores, em referência ao discurso usado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. Elisa ainda gerou revolta ao afirmar que a população da cidade só come arroz com feijão.
"Chega, neropolino, de comer arroz com feijão. Chegou a hora da picanha!", disse em vídeo que viralizou nas redes sociais. "Hoje vocês comem arroz com feijão. Pode ter certeza de que, com Elisa e Carlão (vice na chapa), vocês vão ser valorizados", completou a candidata, em um discurso recheado de promessas, mas que despertou mais questionamentos do que apoio.
A frase "hora da picanha" remete diretamente à famosa declaração de Lula em sua campanha presidencial de 2022. O petista prometeu que, se eleito, o brasileiro voltaria a comer picanha e tomar cerveja, sinalizando que os preços dos alimentos iriam cair. Em julho, uma pesquisa do Instituto Locomotiva apontou que 72% dos brasileiros acreditam que o governo de Lula não está cumprindo o compromisso de tornar esses produtos mais acessíveis.
Analistas políticos e adversários logo reagiram às palavras de Elisa da Saúde. Para muitos, o discurso da candidata foi uma tentativa de apelar ao eleitor com promessas exageradas, sem considerar a complexidade da gestão pública.
Além de gerar polêmica, as palavras de Elisa foram consideradas por muitos como um desrespeito às verdadeiras necessidades da população, que espera propostas concretas para melhorar os serviços públicos e a qualidade de vida na cidade. Internautas também apontaram que a candidata está desconectada da realidade de Nerópolis. "Além de tudo, essa Elisa chama a gente de pobre? Quem essa mulher acha que é?", comentou um usuário nas redes sociais.