Economia IMPOSTO DE RENDA

Anapolinos já podem consultar se estão no último lote de restituição do IRPF

O crédito bancário será realizado nas contas indicadas pelos contribuintes no dia 30 de setembro

23/09/2024 19h00
Por: Aglys Nadielle
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

A Receita Federal liberou, nesta segunda-feira (23), a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. Até o momento, mais de 40 mil anapolinos, aproximadamente, já foram restituídos. O pagamento desta etapa será feito no dia 30 de setembro para 511 mil contribuintes de todo país.

Para verificar se será contemplado no lote, basta acessar a página da Receita na internet, em "Meu Imposto de Renda", e, em seguida, clicar em "Consultar a Restituição". Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado - se, por exemplo, a conta foi desativada ou ocorra erro nos dados bancários informados -, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores, em seu nome, pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 ano, deve requerer o valor pelo Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e selecionando “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, deve clicar no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

*Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.