Goiás CRIANÇA E IDOSO

Alego aprova a política de incentivo ao programa ‘Cidadão Solidário’ no IR

Objetivo é abastecer o Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fecad) e o Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Fedpi)

23/09/2024 08h47
Por: Redação
Vivian Naves evidencia as instituições voluntárias e, por isso, defende sistema de doações se torne “política de estado e não de gestão”. Foto: Reprodução
Vivian Naves evidencia as instituições voluntárias e, por isso, defende sistema de doações se torne “política de estado e não de gestão”. Foto: Reprodução

O governador Ronaldo Caiado (UB) pode institucionalizar, nos próximos dias, como política fixa no estado de Goiás, o programa ‘Cidadão Solidário’, que visa abastecer o Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fecad) e o Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Fedpi) com doações oriundas de contribuintes no ato de Imposto de Renda - IR. No parlamento, a proposta já foi validada pelos parlamentares goianos.

O texto, de autoria da deputada estadual, Vivian Naves (PP), foi aprovado neste mês de setembro pelo plenário da Assembleia Legislativa Estadual – ALEGO e agora está na mesa do governador para sanção. Para fazer a doação, o contribuinte precisa abrir o programa da Receita Federal, clicar em “doação diretamente na Declaração/ECA” ou “doação diretamente Declaração/Idoso” e indicar o “Fundo Estadual/UF – Goiás”..

A doação máxima permitida, conforme especifica Vivian, é de 3% e após inserir os dados no ambiente virtual o cidadão verá o sistema calcular automaticamente o valor repassado. Para a deputada, a medida é daquelas que fazem pouca diferença para quem está doando e muita para quem recebe. “Temos instituições voluntárias que fazem trabalhos maravilhosos com este recurso e por isso a defesa que isso se transforme em uma política de estado e não de gestão. Nada melhor que isso ocorra em meio a um governo comprometido com as pessoas como é o atual”, ressaltou a deputada.

A ideia com a institucionalização é que a pauta ganhe força para entrar em campanhas midiáticas de incentivo por meio de canais oficiais do Governo do Estado e espaços em jornais, revistas, redes sociais, rádio, televisão e internet, ampliando o leque de adesões. “Uma sociedade não tem como dar certo se não priorizar seu futuro, por meio das crianças, adolescentes e jovens, bem como não exercitar a gratidão e o respeito com aqueles que no passado ajudaram a construir tudo que temos hoje. Por isso que esse programa, que ampara ações que beneficiam estes dois públicos, faz tanto sentido”, finaliza Vivian.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.