Uma família anapolina com um estilo de vida diferente tem conquistado diversos seguidores para seguir o mesmo caminho. Trata-se da Família Queiroz, que há alguns anos decidiu rodar o Brasil e mundo em um motorhome, uma van adaptada para ser uma casa móvel.
A “Gracinha”, como é carinhosamente chamada, possui todas as funções de uma casa tradicional como sofá, cama, banheiro, fogão. Mas com um diferencial: utilizar tudo isso às margens de um lago ou à beira da praia no Nordeste brasileiro, por exemplo.
Essa história começou quando o policial militar José Filho Queiroz estava próximo de se aposentar e não gostaria de seguir o tradicional caminho do “descanso”, tampouco seguir trabalhando como outros colegas, queria algo novo.
A ideia do motorhome, porém, partiu da esposa. Eliane Soares, que já pesquisava sobre o tema na internet. Foi então que os dois, juntamente com uma das filhas, Yasmin Queiroz, iniciaram essa aventura.
“É diferente, é um desafio. A sensação de buscar coisas novas nos incentiva. Quando eu estava me aproximando do tempo de aposentadoria, eu já estava preocupado com essa situação de ficar parado, porque não faz nem bem para o psicológico”, explicou José Filho, em entrevista à Rádio Manchester.
Já Eliane conta que, mesmo com as diversas pesquisas, a realidade é bem diferente do que normalmente é mostrado nas redes sociais e na televisão. “Logo eu falei que a gente não poderia romantizar isso porque muitas vezes as pessoas só olham o lado bom das coisas e esquecem que tem muitos perrengues”, disse.
“No nosso canal, e na nossa vida, a gente prefere mostrar o lado bom, a gente evita de mostrar o lado ruim, mas não para esconder, mas para levar alegria para as pessoas”, completou.
Para Yasmin, que recentemente completou 15 anos, o maior desafio é a saudade da família e dos amigos, mas disse aprovar o novo estilo de vida. “Essa parte é meio complicada, mas desde o início eu achei essa ideia incrível, conhecer novas culturas, novos lugares, para mim é uma experiência muito boa e, realmente, quando eu comecei a viajar, mesmo tendo dificuldades, eu acho que foi o momento certo”, destacou.
Atualmente a família conta com 38 mil inscritos no canal do YouTube e mais de 26 mil seguidores no Instagram. Segundo José Filho, durante todo o período viajando pelo Brasil e pelo mundo, as amizades feitas são o maior presente recebido.
“O pessoal é sempre receptivo com a gente, é um dos pontos mais bonitos desse projeto, essa possibilidade de conhecer novas pessoas e fazer novas amizades. Encontramos pessoas que se tornaram irmãs de caminhada”, concluiu.