Esportes SÉRIE D

Galo e Retrô chegam à decisão com equilíbrio nas campanhas

Confederação deve confirmar primeiro jogo da final para domingo, 22, no Estádio Jonas Duarte; jogo de volta será dia 29, em Pernambuco

17/09/2024 09h55
Por: Orisvaldo Pires
Dos onze jogos que disputou em casa, o Tricolor da Boa Vista venceu quatro; a Fênix de Camaragibe já perdeu cinco vezes na casa do adversário. Foto: AFC
Dos onze jogos que disputou em casa, o Tricolor da Boa Vista venceu quatro; a Fênix de Camaragibe já perdeu cinco vezes na casa do adversário. Foto: AFC

A expectativa é que Anápolis (GO) e Retrô (PE) façam uma decisão equilibrada do Campeonato Brasileiro da Série D. Os dois clubes chegam à final da competição com desempenho parecido, ao longo das cinco fases superadas até agora. O primeiro jogo deve ser confirmado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o próximo domingo, 22, no Estádio Jonas Duarte, em Anápolis, e a partida de volta no domingo seguinte, 29, na Arena de Pernambuco, em Recife.

Cada time fez até agora 22 jogos. O Retrô somou 37 pontos no total, um a mais que o Galo. Por outro lado, o clube anapolino fez mais gols que o adversário (29x26) e tem melhor saldo de gols (11x9). Os pernambucanos venceram mais (11x9). Mas o Tricolor perdeu menos (4x7). Nas quatro fases de jogos mata-mata, o Retrô teve mais vitórias (3x2), mas o Anápolis somou menos derrotas (1x3). O Galo empatou mais que a Fênix de Camaragibe (5x2).

Nas três fases anteriores (oitavas, quartas e semifinais), o Retrô arrancou a classificação em jogos realizados fora de casa, embora tenha perdido dois no tempo regulamentar e vencido nos pênaltis. O Galo, nas oitavas, se classificou no Jonas Duarte, com um empate (depois de vencer o jogo de ida na casa do adversário). Nas quartas e semifinais o Tricolor superou os adversários fora de casa, com empates no tempo regulamentar e vitória nos pênaltis.

Conforme já definido pelo regulamento, o Anápolis faz o primeiro jogo da final no Estádio Jonas Duarte. Na teoria precisa fazer um bom resultado, se possível com boa vantagem de gols, para facilitar (também teoricamente) o jogo de volta na casa dos adversários. Até agora o Galo já venceu quatro jogos no Jonas Duarte e perdeu apenas um (2x0 para o Brasiliense na 14ª rodada da 1ª fase). Enquanto o Retrô já perdeu cinco jogos e ganhou quatro fora de casa (o placar mais elástico foi 3x1 na 3ª rodada da 1ª fase). 

O Anápolis busca o feito inédito de conquistar um título de campeonato brasileiro. Em competições de 1ª divisão, tem em seu histórico o título de campeão goiano de 1965. Já disputou os brasileiros das séries D e C, além da Copa do Brasil. O Retrô é um clube novo. Foi fundado em 2016. Também busca seu primeiro título nacional. Ocupa a posição de número 73 no ranking da CBF. Já disputou o brasileiro Série D em 2021 e a Copa do Brasil em 2021, 2023 e 2024.

 

DESFALQUES

A delegação tricolor chegou de Maringá (PR) na manhã desta segunda-feira, 16, foi recebida por dirigentes e alguns torcedores no CT do Bairro Boa Vista. No dia anterior, pela semifinal da competição, o Galo empatou sem gols diante do Maringá, no tempo regulamentar, e se classificou nos pênaltis (5x4). O técnico Ângelo Luiz inicia, nesta terça-feira, 17, à tarde, o período de treinos com vistas à decisão do Brasileiro da Série D.

O time tem desfalques, já que perdeu três volantes: Paulinho (negociado com o Brusque-SC), Pedro Tomaz (lesionado já há alguns dias) e Vinícius Kiss. Ângelo Luiz, em entrevista à Rádio Manchester FM, falou sobre as dificuldades que o time enfrentou para superar o Maringá e se classificar. “Mas o comprometimento, a determinação e a competitividade dos jogadores foram fundamentais. Agora vamos nos preparar bem, em busca do título”, disse o treinador tricolor.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.