O Anápolis Futebol Clube está na final da Série D do Campeonato Brasileiro. A classificação histórica veio após novo empate contra o Maringá, no Paraná, o que fez com que a decisão fosse nos pênaltis, assim como nas quartas de final.
No Estádio Willie Davids, casa dos paranaenses, neste domingo (15), os mandantes eram tidos como favoritos e logo no início do jogo mostraram as credenciais, pressionando o Galo.
O Tricolor da Boa Vista resistiu e, quando chegou ao ataque, levou perigo. A torcida do Maringá chegou a reclamar de um possível pênalti, mas o VAR não marcou nada.
Na segunda etapa o cenário não mudou: o Maringá atacava e o Galo aproveitava os contra ataques quando podia. O tempo regulamentar terminou empatado 0 a 0. Como na ida também houve igualdade no placar, a decisão foi para os pênaltis.
O Anápolis não desperdiçou nenhuma das cinco cobranças a que teve direito e ainda contou com a grande defesa de Wellerson no pênalti batido por Robert, terminando assim em 5 a 4 para o time goiano.
Em sua primeira final nacional da história, o Galo enfrentará o Retrô, clube fundado em 2016, em Pernambuco, que também chegou à decisão após disputa de pênaltis contra o Itabaiana-SE.
As datas e horários da final ainda não foram divulgadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que deve fazer o anúncio ainda nesta semana. A princípio, o primeiro jogo deve ser em Anápolis e a volta em Pernambuco.