A partir do dia 24 de setembro, às 19h, o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) realiza o 2º Congresso Nacional de Educação, Linguagem e Tecnologias (CELT).
O encerramento será no dia 27 com o encontro de egressos, das 8h às 16h, no auditório da Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas Nelson de Abreu Júnior (UnUCSEH), no bairro Jundiaí, em Anápolis. Segundo o presidente da Comissão Organizadora, professor Ariovaldo Lopes Pereira, os participantes receberão certificados conforme a modalidade: ouvinte ou apresentador.
Com um formato híbrido, contará com atividades remotas (online) e presenciais. De acordo com Ariovaldo, a conferência de abertura, os simpósios temáticos e as apresentações de trabalhos nos Grupos de Trabalho (GTs) serão realizados remotamente, na plataforma Even3.
Um dos simpósios temáticos tem como tema: “Por uma Educação Antirracista - Vamos Falar de Racismo na Escola/Universidade?” e conta com apresentações de Glenda Cristina Valim, Aparecida de Jesus Ferreira, Edergênio Negreiros, sob mediação de Ariovaldo Lopes Pereira, no dia 25, a partir das 8h30.
Em 26 de setembro, no mesmo horário, o professor Fernando Lionel conversa com Antônio Álvaro Soares e Ari Fernando Maia sobre “A Escola e as Tecnologias Digitais: Contribuições da Teoria Crítica”. Mais tarde, às 19h, “Educação e Políticas Públicas: Para Onde Vamos?” será pauta para Mirza Seabra e Virgínia Maria Pereira (mediadoras), Valdirene Alves e Luiz Fernando Dourado.
Já o encontro de egressos, programado para ocorrer no último dia do evento, será presencial, no auditório da UnUCSEH, no bairro Jundiaí. O público-alvo, de acordo com a organização, são os profissionais da educação, alunos da graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais de áreas afins.
Como a conferência de abertura e os simpósios temáticos serão transmitidos pela UEG TV, pessoas interessadas poderão participar. “O CELT tem como principal objetivo divulgar ações de pesquisa articuladas ao ensino e à extensão desenvolvidas na UEG e em outras instituições de ensino superior do Brasil”, afirmou o Ariovaldo.
“Visa, também, promover a integração entre a graduação e a pós-graduação por meio de discussões e reflexões sobre temas contemporâneos relacionados à formação acadêmica, científica e de cidadania”, completou.
Esta edição tem como tema os “Novos Olhares e Perspectivas para a Educação Pública Brasileira”. “Convidamos a todos os participantes a dialogar, debater e refletir sobre o cenário educacional atual, a fim de promover novos olhares e perspectivas da universidade pública brasileira”, concluiu o professor.