Está marcada para a próxima quarta-feira (18), às 19h, na Casa Hip Hop, a estreia do documentário “Arte Marginal”, de Alba Caldas. Feito a partir de incentivos culturais, o projeto terá outras sessões livres e gratuitas em Anápolis e Planaltina.
Segundo a criadora do projeto, a arte grita por reconhecimento e isso é apresentado no trabalho, valorizando a cultura goiana e seus artistas independentes, com uma abordagem intimista e cuidadosa.
“Representatividade, acho que é o principal ponto. A emoção está onde a gente se vê, quando a gente está contando histórias tão ricas que falam do nosso lugar, isso mexe com a gente e eu espero que mexa com quem assistir”, destacou Alba Caldas.
O projeto abre diálogo com oito artistas goianos que atuam fora dos grandes centros de arte, lutando pela permanência e valorização de seus próprios espaços. Entre ruas e escolas, esses artistas tornam sua arte acessível, aproximando o fazer artístico das pessoas e plantando sementes em seu próprio território.
O que motivou Alba a seguir com esse e outros projetos é ampliar a voz de artistas que merecem espaço. “Eu queria fazer uma produção de relevância, algo que o público se identificasse e gostasse. Essa vontade de levar a reflexão sobre o espaço onde nós, artistas marginalizados, ocupamos e queremos ocupar”, defende a diretora.
Pensando ainda nesta reflexão e em promover trocas, cada sessão contará com discussões e interações com a diretora e equipe, oferecendo aos espectadores uma chance de aprofundar a compreensão em relação a iniciativa e seus impactos na comunidade.
O projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Anápolis de 2022 e pelo edital Audiovisual do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás em 2023. Além disso, Arte Marginal é um projeto que possui uma equipe formada 100% por mulheres goianas, entre elas: Amanda Ricoldi, Allyne Laís, Stephany Borges, Millena Vieira e Inaê Ribeiro.
A exibição 2 será no dia 20 de setembro, às 19h, no Cine Sibasolly, localizado no Centro Cultural Ulysses Guimarães, na Praça Bom Jesus. Em seguida, no dia 28, Planaltina recebe o projeto no Espaço Pé Vermelho, que fica Av. 13 de maio, Praça São Sebastião.
Mais informações podem ser acompanhadas através do site www.bichode7cabecas.org/artemarginaldoc e pelas redes sociais @bicho_de_7_cabecas .