O volume de serviços prestados em Goiás caiu 0,3% em julho, após registrar alta de 0,9% em junho, na série com ajuste sazonal. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostram ainda que o setor também apresentou acumulado negativo no ano, de -1,0%.
De acordo com o levantamento, se comparado ao mesmo mês do ano anterior, a retração foi ainda maior, de -6,3%. Embora tenha registrado variação de -1,0% ao ano, o acumulado em 12 meses foi positivo, com 1,5%.
A pesquisa mostra que a queda do mês foi impulsionada pela redução de duas das cinco atividades investigadas. São elas: Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-14,8%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (-12,6%).
De acordo com o IBGE, ambas tiveram o acumulado negativo de janeiro a julho, com -4,5% e -8,1%, respectivamente. Por outro lado, tiveram altas no mês, os Serviços prestados às famílias (14,0%), Outros serviços (12,6%) e Serviços de informação e comunicação (5,5%). Todas essas atividades apresentaram acumulados positivos no ano, com 4,9%, 8,0% e 7,1%, respectivamente.
Já o volume de serviços prestados no país, por outro lado, apresentou crescimento de 1,2% na comparação com junho. Este é o segundo resultado positivo seguido, período em que acumulou um ganho de 2,9% (junho-julho). Dessa forma, o setor renovou seu patamar recorde, suplantando o nível do mês anterior.