Entre os dias 13 e 21 de setembro, Anápolis, Goiânia e Jataí recebem o Circuito Literário, promovido pelo Sesc Goiás. Para os anapolinos, especificamente, as atividades se encerram no dia 20, sendo praticamente todas gratuitas.
A única exceção é a peça que abre o evento, “Sertão Hamlet”, com Guido Campos, no dia 13, às 20h, no Teatro Municipal de Anápolis. Para adquirir a entrada e conhecer um pouco mais da mistura de “Hamlet”, de Shakespeare, e o mito de “Lampião”, será preciso levar 1kg de alimento não perecível.
Tanto para ver este espetáculo, quanto os demais gratuitos, o público precisará retirar os ingressos antecipadamente pelo Sympla, que estarão disponíveis 24h antes da atividade programada. Ao todo, serão mais de 70 eventos em todo o estado.
A programação conta oficinas, apresentações e debates, incluindo parte do Projeto em Rede Arte da Palavra. Além de Sertão Hamlet, que possui classificação indicativa de 16 anos, mais cinco espetáculos estão programados.
No dia 14, às 16h, no Sesc Anápolis, a QINTI Companhia, formada por artistas imigrantes com residência no Brasil, apresenta “Canções para Afastar o Medo - Contos e Acalantos Latino-Americanos”. “Um espetáculo lúdico e acolhedor, para toda a família, composto de canções de ninar intercaladas com histórias e animação de formas têxteis”, diz a sinopse.
Dia 15 é a vez da Biblioteca de Dança, uma instalação coreográfica em que artistas conversam com o público, corpo a corpo, compartilhando coreografias que marcaram suas vidas. A participação é livre e gratuita.
A “Oficina Criativando - Confecção de Objetos Sonoros para Contar Histórias” acontecerá entre os dias 16 e 20 de setembro, das 18h30 às 21h30, para maiores de 15 anos. Com a atriz matogrossense Alice Oliveira, o objetivo é estimular a criatividade através de experiências sonoras de professores, educadores, artistas e participantes em geral.
Por fim, no dia 19, às 10h e às 15h30, José Mário de Araújo, ou Zé do Conto, fará a “Contação de Histórias”. “Uma viagem que permeia o mundo das princesas, monstros, herois e outros personagens que encantam a todos”, convida o artista.