Mais de 100 kg de produtos de beleza vencidos foram recolhidos em salões de beleza, barbearias e esmalterias de Anápolis pelo Procon Municipal. A fiscalização está sendo realizada há dez dias e avalia tanto a data de vencimento dos produtos comercializados, quanto daqueles utilizados nos serviços prestados aos clientes, propondo assim, garantir conformidade e segurança.
Segundo informações do órgão, de 23 estabelecimentos fiscalizados, 12 apresentaram irregularidades. Pedro Henrique Fonseca Bernardes, técnico de defesa do consumidor alertou os clientes para que eles verifiquem a validade dos produtos utilizados nos serviços contratados.
“Os clientes devem verificar as datas de vencimento dos produtos utilizados. Foram encontrados esmaltes vencidos desde 2018 e cremes de cabelo com vencimento em 2022. O uso desses produtos pode representar riscos à saúde dos consumidores”, concluiu.
Apesar de não haver interdições, foram abertos 12 processos administrativos para investigar as práticas infrativas. A aplicação de multas dependerá da análise do departamento jurídico.
“A operação continuará nos próximos dias com o objetivo de retirar produtos impróprios do consumo e garantir a segurança dos consumidores. Até o momento, mais de 100 kg de produtos foram apreendidos e serão descartados conforme as normas sanitárias”, finalizou Pedro.
Para esclarecimentos ou registro de alguma denúncia, basta procurar o Procon Anápolis para orientações sobre direitos do consumidor pelo telefone: (62) 3902-1365 ou pelo WhatsApp: (62) 3902-2882.