Painel DM COLUNA PAINEL DM

Desfile da Independência será realizado em frente ao Centro Administrativo Adhemar Santillo

06 de setembro de 2024

06/09/2024 11h02
Por: Redação

Desfile da Independência será realizado em frente ao Centro Administrativo Adhemar Santillo

A programação de comemoração da Semana da Pátria, iniciada no último dia 2 com ato cívico que contou com a participação de estudantes de unidades da rede municipal de educação, será concluída na manhã deste sábado, 7 de setembro, com a realização do tradicional desfile cívico-militar. E, neste ano, uma novidade. A celebração passa a acontecer na Avenida Brasil, em frente ao novo Centro Administrativo Adhemar Santillo. O desfile tem previsão de início para às 8 horas. A previsão é que a presença de público repita o que ocorreu no desfile de aniversário da cidade, em 31 de Julho, quando cerca de 8 mil pessoas prestigiaram o evento. Mais uma vez serão montadas estruturas físicas para receber a população com conforto e segurança. Vão desfilar representações das unidades militares, como a Base Aérea de Anápolis, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar. Além de unidades escolares, secretarias municipais e entidades da sociedade organizada. “É nossa responsabilidade cuidar das pessoas e melhorar o país, temos que preservar o civismo e o patriotismo na vida dos cidadãos. Vamos participar das comemorações”, disse o prefeito Roberto Naves (Republicanos) sobre as comemorações da Semana da Pátria.

 

 

Urnas 1

Nesta quinta-feira, 5, a Comissão de Auditoria do Sistema Eletrônico de Votação do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás realizou reunião com os representantes estaduais dos partidos políticos, coligações, federações e demais entidades fiscalizadoras para tratar sobre o funcionamento do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas. Foram explicados aos participantes os procedimentos da auditoria e a definição de parâmetros para a escolha das urnas fiscalizadas.

 

 

Urnas 2

Ao todo, 27 urnas são submetidas ao Teste de Integridade, na cidade de Goiânia, e outras 8 urnas, ao Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, que acontece nas zonas eleitorais do estado. Realizado desde 2002 pela Justiça Eleitoral, o Teste de Integridade é um dos eventos mais relevantes para atestar o grau de confiança das urnas eletrônicas. A fiscalização é conduzida pelos TREs no mesmo dia das eleições, e é acompanhado por empresa de auditoria externa.

 

 

Incêndios

O projeto de lei elaborado pela Governadoria do Estado, que cria a Política Estadual de Combate aos Incêndios Criminosos em Goiás e o respectivo tipo penal, tramita na Assembleia Legislativa (Alego). É o conjunto normativo de diretrizes e ações coordenadas entre diferentes órgãos e entidades da administração pública direta e indireta estadual para reduzir e conter focos de incêndio criminoso em vegetação no território goiano.

 

 

Resolvido?

Por falar em Alego, os deputados encontraram uma forma de evitar punições por se ausentarem das sessões [seu lugar de trabalho]. Neste período de campanha eleitoral isto tem ocorrido muito. O deputado Lincoln Tejota (UB) apresentou um requerimento de alteração no Regimento Interno da Alego, aprovado por unanimidade, que solicita que as sessões ordinárias da Casa sejam realizadas no formato híbrido durante o período eleitoral. 

 

 

Sindicatos querem fim da contribuição previdenciária dos servidores inativos

Sindicatos de servidores públicos pediram à Câmara dos Deputados na última terça-feira, 3, a aprovação de propostas de emenda à Constituição (PECs) que extinguem a cobrança da contribuição previdenciária de servidores inativos (aposentados e pensionistas). É previsto o fim gradativo das contribuições ao longo de dez anos, outra PEC prevê a extinção imediata do encargo. Perdas de arrecadação do governo podem ser compensadas com inclusão de trabalhadores da ativa no sistema previdenciário, como os motoristas de aplicativo, por exemplo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.