Política ECONOMIA

Apoio aos micros e pequenos, e qualificação, são destaques em promessas dos candidatos

Propostas trazem questões básicas, como qualificação profissional, mas inovam, com bancos de crédito, novos distritos e pesquisas acadêmicas

06/09/2024 10h41
Por: Marcos Vieira
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Principal polo industrial da região central do país, Anápolis enfrenta desafios na área do desenvolvimento econômico, mas seguramente está bem à frente de outras cidades da região. Por isso as propostas dos candidatos a prefeito na área do Desenvolvimento Econômico trazem questões básicas, como a qualificação profissional, mas procuram inovar, como bancos de crédito, novos distritos e investimentos e pesquisas acadêmicas. Um ponto positivo é que os candidatos se mostram sensíveis à necessidade de apoio aos micros e pequenos empreendedores, um setor da economia que é responsável por grande geração de emprego e renda. 

 

ANTÔNIO GOMIDE

O candidato do PT apresenta sete metas no seu plano de governo para as áreas de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda. Ele promete reestruturar os centros de formação da Prefeitura de Anápolis, chamados de Cenfor, com cursos de capacitação voltados para as demandas de empresas do Daia. Também fala em criar um programa chamado “Anápolis Acredita” e um salão de negócios para empreendedores, que ofereça microcrédito. 

Ainda em relação ao micro e pequeno empreendedor, Gomide afirma que fará um programa que oferecerá suporte a essa parcela de empresários. O candidato diz ainda que, caso eleito, irá elaborar o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, com “iniciativas que possam incentivar a oferta de emprego formal a partir de ações integradas com a gestão municipal, iniciativa privada e sociedade civil”.

Ainda em relação ao micro e pequeno empreendedor, Gomide afirma que fará um programa que oferecerá suporte a essa parcela de empresários. O candidato diz ainda que, caso eleito, irá elaborar o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, com “iniciativas que possam incentivar a oferta de emprego formal a partir de ações integradas com a gestão municipal, iniciativa privada e sociedade civil”.

 

EERIZANIA FREITAS

A candidata do União Brasil tem seis propostas para o Desenvolvimento Econômico em seu plano de governo. Segundo ela, umas metas, caso eleita, é concluir a implantação e garantir o funcionamento do Politec, com a instalação de empresas sustentáveis no ramo de indústria, logística, tecnologia e serviços, promovendo o desenvolvimento econômico e social. 

Eerizania fala também em criar um novo distrito industrial em Anápolis, visando atrair mais empresas para a cidade. A candidata também promete fomentar a economias nos bairros, construindo novos feirões no Setor Industrial Munir Calixto, Bairro Paraíso, Bairro Alvorada, Conjunto Filostro Machado, Vila São Joaquim, Setor Jandaia e Jardim Progresso. Outra promessa é ampliar o feirão que existe no Bairro Jundiaí. 

A candidata afirma ainda que irá buscar parcerias público-privadas para a construção de uma nova central de abastecimento na cidade, que daria lugar ao antigo Mercado do Produtor. Eerizania diz ainda que pretende fazer com que a gestão municipal organize uma feira anual de negócios em parceria com entidades representativas dos segmentos empresariais, quando será destacado “o potencial de Anápolis nas áreas de serviços, indústria e comércio”. Outra meta é para transformar o Terminal Rodoviário de Anápolis em um grande empreendimento comercial.

 

HÉLIO LOPES

O candidato do PSDB tem quatro metas na área econômica no seu plano de governo, que aparecem com o título de Emprego e Renda. Sobre capacitação, ele promete criar a “Escola 1º Emprego”, cujo objetivo é capacitar jovens de 15 a 29 anos, que dessa forma teriam acesso ao mercado de trabalho. Hélio apresenta um gráfico que mostra o percentual de pessoas nessa faixa etária que não estuda nem trabalha em Goiás.

O tucano também trata do aeroporto de Anápolis, que será beneficiado por um cluster (aglomerado) de interesse logístico, nos anos de 2025 e 2026, para início da implantação em 2027, vocacionando o terminal para um centro de manutenção aeronáutica. Lembrando que o aeroporto anapolino foi federalizado recentemente e hoje está sob a gestão da Infraero. 

Hélio também fala em criar um cluster de interesse acadêmico, que funcionaria de fato em 2027, voltado para a pesquisa e cursos de pós-graduação em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG). O candidato afirma ainda que sua gestão vai aderir às propostas apresentadas pelo Comitê da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás (Comdefesa-GO), órgão que é ligado à Fieg. Hélio também diz que criará a Secretaria de Agricultura e Abastecimento. 

 

JOSÉ DE LIMA

O candidato do PMB não protocolou plano de governo no site DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

MÁRCIO CORRÊA

O candidato do PL apresenta 21 propostas em seu plano de governo no capítulo denominado “Economia”. A primeira fala em criar o programa “Burocracia Zero”, que facilitaria o acesso do empresário aos serviços públicos. Márcio promete ainda criar dois polos industriais em Anápolis, com apoio da iniciativa privada. Ele diz ainda que irá criar o maior programa de capacitação da história de Anápolis – nesse quesito, 5 mil jovens seriam beneficiados na área digital.

Márcio promete criar um banco do fomento municipal para emprestar dinheiro aos empresários. O candidato diz que irá fornecer microcrédito de até R$ 3 mil para mulheres chefes de família de baixa renda. Na sequência, ele ressalta que nos primeiros 90 dias de mandato irá abrir programa de crédito popular, com esse mesmo valor, para trabalhadores em geral. Márcio promete criar um programa permanente de formação de mão de obra voltada ao atendimento ao turista. 

O candidato do PL afirma que vai apoiar a regularização fundiária de propriedades de agricultores familiares, incentivar a produção de alimentos orgânicos e estimular a formação de cooperativas na zona rural. Outra medida prometida por Márcio é ceder o Mercado Municipal para a associação de permissionários, que passará a ser responsável pela sua manutenção. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.