Todos os candidatos a prefeito de Anápolis prometem recriar a Secretaria Municipal de Esporte. Antônio Gomide (PT), Eerizania Freitas (União Brasil), Hélio Lopes (PSDB) e Márcio Corrêa (PL) também afirmam que vão reformar as principais praças esportivas da cidade, ampliar programas já existentes e investir na inclusão, dando a oportunidade para pessoas com deficiência praticarem modalidades esportivas na cidade. Veja a seguir os principais pontos dos planos de governo na área de Esporte.
ANTÔNIO GOMIDE
O candidato do PT apresenta nove propostas de Esporte e Lazer em seu plano de governo. Ele fala em retomar o programa Esporte para Todos, da época das suas duas primeiras gestões, com 20 mil beneficiados por mês. Gomide também afirma que pretende realizar concurso público para professores de educação física.
Outra promessa do petista é a criação do circuito anapolino de ciclismo e mountain bike como incentivo. Para os bairros, Gomide diz que irá implantar um programa de “rua ativa”, oferecendo espaço público seguro para a prática de atividades físicas. O candidato quer também, caso eleito, ampliar o Bolsa Atleta.
Algumas melhorias físicas também entram no plano de governo de Gomide para a área do Esporte. Entre elas, reforma dos ginásios Newton de Faria, Carlos de Pina e Gracinda Maria da Silva. O candidato diz que irá construir um parque aquático público e uma pista de atletismo em Anápolis.
Outras duas propostas entram no plano do petista: apoio e suporte aos times anapolinos, com atenção especial ao futebol varzeano, e melhoria no circuito anapolino de corrida de rua.
EERIZANIA FREITAS
A candidata a prefeita do União Brasil tem 18 propostas para a área. A primeira fala em recriar a Secretaria de Esporte e Lazer. Ela também promete ampliar o programa de Iniciação Esportiva, incluindo bolsas para pessoas com deficiência. Outra meta é expandir parcerias com escolas municipais para integrar atividades esportivas ao currículo escolar.
Eerizania diz ainda que pretende estabelecer um fundo municipal para fomentar projetos esportivos e criar um programa de incentivo a atletas de alto rendimento para financiar despesas em competições estaduais, nacionais e internacionais. A candidata também quer criar um Centro Municipal de Treinamento com pista de atletismo e piscina semiolímpica.
Outra proposta de Eerizania é a criação de um selo de reconhecimento e incentivos fiscais para empresas que apoiam o esporte. A candidata promete fortalecer o futebol de várzea, expandir o Circuito anapolino de corrida de rua e instituir circuitos para outras modalidades esportivas, como natação e ciclismo.
Eerizania se compromete a manter o programa Torcida Premiada e reformar três praças esportivas: Estádio Municipal Zeca Puglise, Ginásio Municipal Carlos de Pina e Campo do Flamengo.
HÉLIO LOPES
O candidato a prefeito do PSDB tem apenas duas propostas voltadas para a área em seu plano de governo, que é o retorno da Secretaria de Esporte e Lazer ao organograma do Executivo municipal e a criação do projeto Brincar no Certado, que prevê a “reestruturação de praças, quadras e parques infantis urbanos com estratégias ou instalação de equipamentos sobre esses espaços públicos de forma a garantir brinquedos acessíveis com estratégias para a inclusão de pessoas com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial”.
JOSÉ DE LIMA
O candidato do PMB não possui plano de governo registrado no DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
MÁRCIO CORRÊA
O candidato do PL tem 28 propostas na área e a primeira também fala em recriar a Secretaria de Esporte. Ele também promete criar um complexo com piscina semiolímpica, pista de atletismo, quadra poliesportiva coberta e área de convivência. Outra meta é incentivar o ciclismo e o esporte amador, com apoio às ligas.
Márcio diz ainda que caso seja eleito irá reformar o Estádio Zeca Puglise e os ginásios Newton de Faria e Carlos de Pina. Além disso, uma meta é firmar convênios com clubes, associações e escolinhas com horários ociosos para estímulo à prática esportiva. O candidato do PL também fala em atualizar o valor da Bolsa Atleta e promover campeonatos de futebol de várzea nos bairros e distritos.
Márcio fala que irá criar o campeonato anapolino de truco, instituir um programa para incentivar a prática desportiva entre idosos e fomentar o basquete em cadeiras de rodas, voleibol sentado, tênis de mesa, natação e atletismo.
O candidato também quer criar campeonatos e torneios interescolares, festival de esportes radicais e promover esportes em contato com a natureza, criando trilhas ecológicas e áreas de prática em parques naturais, com campanhas de conscientização ambiental aliadas ao esporte.