O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), realizado em parceria pela Prefeitura de Anápolis e a Polícia Militar, formou mais 685 alunos, de onze escolas da rede municipal de educação. O objetivo do programa é prevenir o uso de substâncias ilícitas e a violência, contribuindo para a formação de uma sociedade mais saudável e segura, ao afastar as crianças dos psicoativos.
A formatura englobou a Escola Municipal Cora Coralina, Escola Municipal Moacyr Romeu, Escola Municipal Luiz Carlos Bizinotto, Escola Municipal Raymundo Paulo Hargreaves, Escola Municipal Lions Anhanguera, Escola Municipal Maria Elizabeth, Escola Betesda Primavera, Escola Municipal Afonsina Mendes, Escola Municipal Professora Dinalva Lopes, Escola Municipal Rosevir Ribeiro e Escola Presbiteriana Filadélfia.
Durante o programa, que abrange temas como tomada de decisões, consequências de ações, bullying, comunicação eficiente e identificação de sinais de tensão, os alunos são incentivados a fortalecer a confiança na interação tanto com a escola quanto com suas famílias.
O PROERD é estruturado em diferentes etapas do ensino fundamental, seguindo as modalidades PROERD Infantil, PROERD para o 5º ano, PROERD para o 7º ano, além do PROERD Pais, que inclui palestras específicas para os responsáveis dos alunos, promovendo a educação e o engajamento familiar na prevenção.
“A participação dos pais no processo educativo é fundamental e consolida a tríade essencial do programa: Escola, Polícia Militar e Família”, afirmou Flávia Fernanda, Secretária de Educação de Anápolis.
Atualmente, o PROERD tem mais de 50 mil ex-alunos na cidade de Anápolis. Muitos deles, inspirados pelo incentivo recebido durante as aulas, decidiram seguir carreira na Polícia Militar, revelando o impacto positivo do programa na formação pessoal e profissional dos estudantes.