Política INFRAESTRUTURA

Revitalizar o Centro é ponto em comum entre os planos de governo dos candidatos a prefeito

Candidatos a prefeito apresentam diversas ideias para região central, que vive problema crônico de falta de acessibilidade

04/09/2024 10h26 Atualizada há 4 dias
Por: Marcos Vieira
Foto: Arquivo/ Prefeitura de Anápolis
Foto: Arquivo/ Prefeitura de Anápolis

Os planos de governo dos candidatos a prefeito de Anápolis na área de infraestrutura não apresentam grandes obras estruturantes – com raras exceções – mas tratam principalmente de um problema crônico: a região central da cidade. Todos falam em maior fluidez no trânsito, em um transporte coletivo de melhor qualidade e acessibilidade para o pedestre. A seguir, as principais promessas daqueles que querem administrar Anápolis pelos próximos quatro anos.  

 

ANTÔNIO GOMIDE

O candidato a prefeito do PT promete uma cidade “mais inclusiva, segura, sustentável e otimizada”. Ele apresentou cinco metas para as áreas de infraestrutura, urbanismo, trânsito e transporte no plano de governo protocolado no TSE. A primeira trata-se da criação de um plano municipal de contingência de inundações com ações voltadas para a redução de riscos e prevenção de enchentes e inundações.

Gomide também promete fazer o recapeamento, manutenção e ação de tapa-buracos nas ruas de todos os bairros da cidade, incluindo também a limpeza dessas vias e colocação de tampas de lobo. Outra ação do petista, caso eleito, é a atualização do Plano Diretor, segundo ele com a meta de definir “instrumentos de planejamento urbano para reorganizar os espaços da cidade”.

O candidato do PT promete ainda ampliar as linhas de ônibus em bairros novos, aumento o número de linhas operantes nos fins de semana e construção de novos abrigos de espera para os passageiros. Gomide fala ainda em aquisição de novos semáforos e placas verticais para otimização do trânsito, além de oferecer segurança e acesso aos pedestres e condutores.   

 

EERIZANIA FREITAS

A candidata do União Brasil tem 26 propostas nas áreas de infraestrutura e mobilidade urbana. Ela fala em revitalizar o centro de Anápolis, criando calçadões para pedestres e melhorando a acessibilidade em toda a área central. Outro objetivo é criar ferramentas e políticas que incentivem a adaptação das calçadas em todos os bairros.

Eerizania promete finalizar a ponte estaiada e construir o anel viário que liga a BR-414 à BR-153. Uma novidade, caso ela seja eleita, é a construção do viaduto na interseção da Rua Engenheiro Portela com a Avenida Brasil. Outra promessa é conectar o Dom Filipe à Vila Fabril através de novas vias ou melhorias nas existentes. A candidata fala ainda em realizar estudos para o trânsito, visando melhorar as opções de mobilidade urbana, inclusive com a construção de ciclovias. 

Eerizania afirma que irá asfaltar trechos de ruas sem pavimento e finalizar a duplicação da Avenida Patrícia. Além disso, ela promete concluir as etapas que faltam do plano de macrodrenagem de Anápolis para prevenir enchentes e melhorar o manejo das águas pluviais. Ela fala ainda em instituir o programa “Cidade Florida”. 

O plano da candidata do União Brasil traz ainda diversas ações na área da zeladoria, como manutenções periódicas em parques, praças e áreas de lazer; aumento do número de lixeiras e contêineres de coleta seletiva; criação de um plano de manutenção preventiva em escolas, unidades de saúde e unidades administrativas. Eerizania fala ainda em estabelecer uma rotina de fiscalização para garantir que os equipamentos públicos estejam sempre funcionando adequadamente.

 

HÉLIO LOPES

O candidato do PSDB afirma em seu plano de governo que irá revitalizar a região central de Anápolis, criando “ruas abertas” que vão priorizar os pedestres, fomentando o comércio. “O projeto está previsto para ser implantado em duas etapas. A primeira a ser iniciada aos sábados no horário comercial, com a abertura das ruas para pedestres. A segunda etapa prevê a execução de obras permanentes para ampliar espaços de permanência e lazer, fortalecendo o comércio local e reduzindo o impacto ambiental”, escreve Hélio.

O candidato tucano tem uma proposta ousada, de eletrificação subterrânea nas ruas de um circuito cultural que será criado na região central. Esse seria um projeto piloto inspirado no que o governo estadual do PSDB fez em Pirenópolis. Hélio também promete tarifa zero para o transporte coletivo, inicialmente na zona central, aos sábados de manhã, para impulsionar o comércio. 

Outra proposta de Hélio na área do transporte coletivo é implantar pontos de ônibus inteligentes seguidos de aplicativo para celular, propiciando ao usuário saber exatamente o momento de parada de seu ônibus no ponto escolhido – esse é um exemplo tucano da gestão em Palmas (TO).

Hélio também afirma que o antigo Palácio da Cultura, até pouco tempo centro administrativo, voltará à sua finalidade original. Já o Ceitec, ao lado do Parque Ipiranga, dará lugar ao Centro de Convivência e Artesanato, “proporcionando um lugar permanente para os nossos artesãos e para o desenvolvimento de nossa cultura”.

 

JOSÉ DE LIMA

O candidato a prefeito do PMB não tem plano de governo protocolado na página do DivulgaCand do TSE. 

 

MÁRCIO CORRÊA

O candidato do PL tem 16 propostas na área da infraestrutura. Ele também fala em revitalizar a região central, pavimentar e implantar drenagem fluvial as vias da cidade e executar obras de macrodrenagem. Sem citar quais endereços, Márcio afirma que irá acabar com pontos críticos do trânsito. Outra medida é implantar um centro de controle do tráfego e mobilidade, utilizando semáforos inteligentes e dando rotatividade às vagas de estacionamento com a área azul e verde.

Márcio também promete um aplicativo para que o usuário de ônibus saiba os horários de chegada e saída dos veículos do transporte coletivo. O candidato fala ainda que a cidade terá 100% da frota de ônibus renovada. Ele promete reformar praças e dar “efetividade” à Agência Reguladora do Município. Outra medida, caso seja eleito, é criar ciclovias e ciclofaixas e implantar um programa de educação e cidadania para o trânsito. 

O candidato do PL promete também recadastrar e atualizar o valor de todo patrimônio público municipal, incluindo mobiliário e áreas públicas, “para investir e modernizar o que for necessário e evitar gastos onde não se justifica”. Outra proposta é manter as vias da zona rural em condições de tráfego, principalmente aquelas do transporte escolar.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.