Goiás ATENÇÃO

Inmet emite alerta laranja de perigo para baixa umidade em Goiás

Órgão destaca que os índices, que estão abaixo de 12% na maior parte do estado, oferecem risco de incêndios florestais e à saúde

04/09/2024 09h00
Por: Aglys Nadielle
Foto: Prefeitura de Anápolis
Foto: Prefeitura de Anápolis

Goiás entrou na lista de alerta laranja de perigo para baixa umidade do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Também são afetados pelo tempo altamente seco os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Tocantins, além de partes de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia.

Na maior parte do território goiano a umidade relativa do ar está em 10%. Os índices baixos, segundo o órgão, oferecem perigo de incêndios florestais e à saúde da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%. 

O Inmet orienta a população a beber mais líquido e evitar tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.

A previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), para esta quarta-feira (04), aponta que, além da baixa umidade, a temperatura máxima no estado vai se aproximar dos 40°C, sob influência de uma onda de calor. 

Para Anápolis, o esperado é de mínima de 15ºC e máximo de 31ºC. O predomínio será de sol e a umidade do ar deve variar entre 10% e 60%.

*Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.