Goiás entrou na lista de alerta laranja de perigo para baixa umidade do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Também são afetados pelo tempo altamente seco os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Tocantins, além de partes de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia.
Na maior parte do território goiano a umidade relativa do ar está em 10%. Os índices baixos, segundo o órgão, oferecem perigo de incêndios florestais e à saúde da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%.
O Inmet orienta a população a beber mais líquido e evitar tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.
A previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), para esta quarta-feira (04), aponta que, além da baixa umidade, a temperatura máxima no estado vai se aproximar dos 40°C, sob influência de uma onda de calor.
Para Anápolis, o esperado é de mínima de 15ºC e máximo de 31ºC. O predomínio será de sol e a umidade do ar deve variar entre 10% e 60%.
*Com informações da Agência Brasil