O Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, agendado para o período de 8 a 13 de outubro, em Aracaju (SE), vai apresentar, entre todas as ginastas competidoras, uma anapolina que leva a torcida de toda a cidade. Com o apoio da Prefeitura de Anápolis, a jovem revelação Eloah Fonseca Vilela, ginasta anapolina de apenas 8 anos, vai para a disputa como um dos maiores talentos do estado e esperança de bons resultados na competição nacional.
A Secretaria Municipal de Integração vai fornecer as passagens, hospedagem e deslocamento para que a atleta mirim represente o município. Eloah, através da televisão, descobriu a Ginástica Artística. Foi amor à primeira vista. Ela não hesitou em pedir para praticar o esporte. Ela ingressou numa equipe referência em Goiás, para, primeiramente, vivenciar o esporte como atividade recreativa.
“Somos gratos pelo apoio da Prefeitura de Anápolis, que não mediu esforços em nos ajudar, apoiando com as passagens, o que já é um grande incentivo. Além do mais, qualquer atleta precisa muito desse apoio no início de carreira, onde os gastos são elevados, entretanto, o sonho é maior, e com essa ajuda, somos motivados a continuar”, agradeceu Maycon Vilela, pai de Eloah.
Praticante da ginástica há quatro anos, a revelação mostra muito talento e uma evolução diária. Com apenas 8 anos, representou Anápolis no Torneio Estadual de 2023, evento de maior relevância dentro de Goiás. A atleta sagrou-se campeã da competição, levando a medalha de primeiro lugar Individual Geral.
Eloah teve uma experiência internacional, conquistou medalha participando de uma competição e treinamento em Mendoza, na Argentina. O que contribuiu muito para sua formação como ginasta. A secretária de Integração Social, Dalila Morais, destacou: “É imprescindível o suporte financeiro para atletas iniciantes, realçamos que isso além de promover a inclusão social, contribui para o crescimento esportivo no município”.
TREINADOR
A atleta já é federada e tem como treinador o experiente Roger Medina. Com mais de 20 anos de estrada, ele dirigiu a Seleção Brasileira por 16 anos e formou atletas de renome, como Thais Fidelis, Danielle Hipólyto, Jade Barbosa, Daiane dos Santos, Laís Souza, entre outras. Visando grandes resultados este ano, Eloah participará de diversas competições: Campeonato Estadual, que será realizado em Goiânia no mês de setembro. Em outubro, Campeonato Brasileiro em Aracaju, e em novembro, Torneio Nacional em Palmas.
Atualmente, ela treina de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. Seus desafios são grandes e suas dificuldades não foram em nenhum momento, motivos para desistir. O treinador Roger Medina destacou a união dos familiares e treinadores como motivação para trabalhar com Eloah que, segundo ele, trilha um caminho de superação e sucesso.
“Eu, como educador, potencializo ao máximo a formação esportiva como ginasta, mas infelizmente, sem a parceria de pessoas que abraçam a causa, eu não posso conseguir realizar todos os objetivos a curto e longo prazo com essas meninas, que podem um dia, ser um orgulho nacional com uma história emocionante e motivadora”, relatou Medina.