Política HORÁRIO ELEITORAL

Candidatos estreiam programas com principais motes pelo voto

Primeiro programa eleitoral no rádio e na TV foi ao ar na sexta-feira, 30; também são veiculadas pílulas durante o dia

02/09/2024 10h22
Por: Marcos Vieira
Eerizania ressalta apoio de Caiado; Gomide fala de suas gestões; Hélio se coloca como novidade; e Márcio cita Bolsonaro. Foto: Montagem/DM Anápolis
Eerizania ressalta apoio de Caiado; Gomide fala de suas gestões; Hélio se coloca como novidade; e Márcio cita Bolsonaro. Foto: Montagem/DM Anápolis

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão teve início na sexta-feira, 30, iniciando uma nova fase da disputa pelo voto. Quatro candidatos a prefeito – Antônio Gomide (PT), Eerizania Freitas (União Brasil), Hélio Lopes (PSDB) e Márcio Corrêa (PL) – terão direito a aparições nos blocos fixos, de 10 minutos cada para todos – e também nas pílulas que aparecem durante os intervalos comerciais no rádio e na televisão.

É o momento, até o dia 3 de outubro, das equipes de marketing construírem a imagem de seus candidatos, sempre pautadas pelas aferições feitas em pesquisas qualitativas. Mais do que os blocos fixos de programa, os candidatos apostam muito nas pílulas, que por serem veiculadas durante intervalos comerciais, acabam atingindo a audiência que está acompanhando um programa normal da grade da emissora. O mesmo vale para as inserções que serão utilizadas no rádio. Especialistas afirmam que a partir da presença dos candidatos no rádio e na televisão, o pleito, enfim, entra na percepção popular.

 A estreia do horário eleitoral em Anápolis foi marcada pela apresentação dos candidatos e a reafirmação dos principais motes que cada um tem utilizado desde a pré-campanha. Os programas, bem produzidos, apontam que a exposição na televisão continua sendo uma aposta importante daqueles que disputam o voto do eleitor anapolino.

O primeiro programa a ir ao ar na estreia de sexta-feira, 30, foi de Eerizania Freitas, que escolheu o governador Ronaldo Caiado para apresenta-la ao telespectador. Na sequência, a candidata à prefeita fala das suas origens e de como ingressou na carreira pública, como professora, através de concurso público.

Dois depoimentos de mulheres – uma assistente social e uma dona de casa – elogiam a passagem de Eerizania na gestão municipal. O programa termina com uma fala da candidata em frente ao novo centro administrativo. O jingle de Eerizania reforça que ela é “a candidata do Caiado”.

Antônio Gomide colocou um casal beneficiado com moradia popular na época da gestão petista para apresenta-lo nesse primeiro programa. Com uma paleta de cores diferente do usual, com o vermelho aparecendo de forma discreta, o programa valorizou as realizações das duas passagens de Gomide pela Prefeitura de Anápolis.  

O candidato do PT apareceu em frente ao Parque Ipiranga, obra da sua gestão. Uma mulher elogiou o Circuito Anapolino de Corrida de Rua. O programa trouxe números na saúde, educação e infraestrutura, e falou da aprovação de Gomide quando ele deixou o mandato.

Márcio Corrêa manteve a estética verde-amarela no seu programa e até aproveitou para alfinetar Gomide, dizendo que não escondia as cores na sua campanha. A fala do candidato trouxe palavras destacadas no vídeo – cristão, família e Deus – em um claro aceno ao conservadorismo.

Márcio reafirmou o que tem dito na campanha, que é um gestor preparado para o cargo de prefeito. Na sua fala, ele citou a saúde, a geração de emprego e o déficit de creches, demandas conhecidas da cidade. Jair Bolsonaro não aparece em vídeo, mas apenas através de um áudio curto.

Com apenas 36 segundos, o candidato Hélio Lopes (PSDB) falou brevemente sobre algumas características pessoais, frisando ser católico, pai e profissional liberal (advogado). O tucano também lembrou suas passagens pela Apae e pelo Ipasgo e ressaltou que é um candidato outsider na política.

 

RÁDIO E TV

Os programas eleitorais no rádio e na televisão seguem até dia 3 de outubro. Os horários no rádio são das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão também são dois blocos: das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Em ambas as mídias, as veiculações são de segunda-feira a sábado.

Além disso, são destinados 70 minutos em inserções diárias de 30 e 60 segundos, de segunda a domingo, entre 5 horas e meia-noite. A distribuição deste material levará em conta os seguintes blocos de audiência: das 5h às 11h; das 11h às 18h; e das 18h às 24h.

Para as pílulas, o tempo é dividido na proporção de 60% para o cargo de prefeito e 40% para cargo de vereador. A lei determina que a distribuição das inserções dentro da grade de programação deverá ser feita de modo uniforme e com espaçamento equilibrado.

José de Lima (PMB) não tem espaço no rádio e televisão porque seu partido não atingiu a cláusula de desempenho na eleição de 2022.

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