A formação de uma nova onda de calor no Brasil, com duração média de 10 dias, vai elevar a temperatura em cerca de 5ºC acima do normal no território goiano. O alerta foi feito pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
Além do calor intenso, os goianos podem esperar a umidade relativa do ar ainda mais baixa. Nesta semana, segundo a previsão do órgão, o índice deve chegar ao nível de emergência na maior parte do estado.
O esperado para Anápolis nesta segunda-feira (02) é de temperatura mínima de 17ºC e máxima de 31ºC. A cidade, assim como a capital, já entrou na lista de emergência pela umidade do ar, marcando entre 12% a 60%.
Já em Goiânia os termômetros vão marcar números mais elevados, com mínima de 17ºC e máxima de 35ºC, somados ao tempo desértico.
Para esta semana o Cimehgo também emitiu um alerta sobre a aridez do clima, colocando inúmeras cidades goianas em observação por terem alcançado 12% de umidade relativa do ar.
Fazem parte dessa lista Anápolis e Goiânia, já citadas, e ainda Aparecida de Goiânia, Campo Limpo de Goiás, Corumbá de Goiás, Goianira, Caldas Novas, Alto Paraíso e diversas outras, situadas em todas as regiões do estado.
A indicação para este momento é de que os moradores bebam bastante líquido – mas que se evite bebidas diuréticas como café e álcool – e que evitem atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia. É também recomendado o uso de hidratante para a pele e que se umidifique o ambiente.