Últimas Notícias CONTA MAIS CARA

Aneel anuncia bandeira vermelha patamar 2 para todo o Brasil a partir desta segunda-feira (02)

Clima seco, temperaturas altas e escassez de chuvas justificam decisão

01/09/2024 13h45
Por: Lucas Tavares
Foto: Aglys Nadielle
Foto: Aglys Nadielle

A partir desta segunda-feira (02), a conta de luz terá bandeira vermelha patamar 2 em todo Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a atualização, o aumento será de R$ 7,88 a cada 100 quilowatt-hora (kWh).

A decisão se justifica por conta da previsão do clima seco, temperaturas altas e escassez de chuvas. Neste cenário o acionamento das termelétricas se faz necessário, o que impacta diretamente os custos da operação do sistema elétrico.

Atualmente, os reservatórios das hidrelétricas do país estão cerca de 50% abaixo da média. Portanto, segundo a Aneel, os fatores que acionaram a bandeira vermelha patamar 2 foram o risco hidrológico (GSF) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD).

O acionamento deste sistema tarifário não ocorria desde agosto de 2021. Em abril de 2022, uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada, sendo interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto e agora, em setembro, vermelha.

As bandeiras foram criadas no ano de 2015, com o objetivo de fazer com que o consumidor tenha um papel mais ativo e apter o seu consumo para reduzir o valor da conta. Antes desse sistema, o repasse dos custos de operação das termelétricas era feito apenas nos reajustes tarifários anuais, sem a informação de que a energia estava mais cara naquele momento.

Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2, o Governo Federal destaca a importância de maior vigilância quanto ao uso responsável da energia elétrica. A orientação é para o uso de forma consciente, evitando desperdícios. “A economia de energia é essencial para a preservação dos recursos naturais”, reforça.

*Com informações de Gov.br

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.