A vitória nos pênaltis sobre o Iguatu-CE, neste sábado (31), garantiu o Anápolis na Série C do Campeonato Brasileiro de 2025, competição que o Galo não disputa desde 2008. Na época, a Série D sequer existia.
O Anápolis, então, viveu um hiato de oito anos sem disputar qualquer competição nacional, época difícil para o torcedor que viu um rebaixamento para a Divisão de Acesso do Campeonato Goiano. Porém, em 2016 tudo mudou.
Foi neste ano que o Galo, logo após retornar para a elite do estadual, disputou a final contra o Goiás. Mesmo perdendo o título nos pênaltis, o resultado garantiu o clube na Série D de 2016 e Copa do Brasil do ano seguinte.
Desde então foram quatro tentativas de voltar para a terceira divisão do campeonato nacional, com o melhor resultado sendo uma oitavas de final, em 2023. Agora, na quinta tentativa, o clube garante a sonhada classificação de forma épica.
O Anápolis é apenas o terceiro time goiano a subir da Série D, criada em 2009, para a C. Antes, apenas o Crac, de Catalão, e a Aparecidense, de Aparecida de Goiânia, obtiveram tal feito.
Para 2025, os torcedores do Tricolor da Boa Vista podem esperar grandes duelos contra tradicionais times do futebol nacional como, Náutico, Figueirense, Caxias, CSA e ABC. Pela Série D, aguarda o vencedor do duelo entre Inter de Limeira e Maringá para as semifinais.