Política HORÁRIO ELEITORAL

Candidatos se apresentam e reafirmam motes de campanha na televisão

Estreia dos prefeitáveis aconteceu no início da tarde desta sexta-feira, 30

30/08/2024 20h00
Por: Marcos Vieira
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A estreia do horário eleitoral, no início da tarde desta sexta-feira, 30, foi marcada pela apresentação dos candidatos e a reafirmação dos principais motes que cada um tem utilizado desde a pré-campanha. Os programas, bem produzidos, apontam que a exposição na televisão continua sendo uma aposta importante daqueles que disputam o voto do eleitor anapolino.

 

O primeiro programa foi de Eerizania Freitas (União Brasil), que escolheu o governador Ronaldo Caiado para apresenta-la ao telespectador. Na sequência, a candidata à prefeita fala das suas origens e de como ingressou na carreira pública, como professora, através de concurso público.

 

Dois depoimentos de mulheres – uma assistente social e uma dona de casa – elogiam a passagem de Eerizania na gestão municipal. O programa termina com uma fala da candidata em frente ao novo centro administrativo. O jingle de Eerizania reforça que ela é “a candidata do Caiado”.

 

Antônio Gomide (PT) colocou um casal beneficiado com moradia popular na época da gestão petista para apresenta-lo nesse primeiro programa. Com uma paleta de cores diferente do usual, com o vermelho aparecendo de forma discreta, o programa valorizou as realizações das duas passagens de Gomide pela Prefeitura de Anápolis.

 

O candidato do PT apareceu em frente ao Parque Ipiranga, obra da sua gestão. Uma mulher elogiou o Circuito Anapolino de Corrida de Rua. O programa trouxe números na saúde, educação e infraestrutura, e falou da aprovação de Gomide quando ele deixou o mandato.

 

Márcio Corrêa (PL) manteve a estética verde-amarela no seu programa e até aproveitou para alfinetar Gomide, dizendo que não escondia as cores na sua campanha. A fala do candidato trouxe palavras destacadas no vídeo – cristão, família e Deus – em um claro aceno ao conservadorismo.

 

Márcio reafirmou o que tem dito na campanha, que é um gestor preparado para o cargo de prefeito. Na sua fala, ele citou a saúde, a geração de emprego e o déficit de creches, demandas conhecidas da cidade. Jair Bolsonaro não aparece em vídeo, mas apenas através de um áudio curto.

 

Com apenas 36 segundos, o candidato Hélio Lopes (PSDB) falou brevemente sobre algumas características pessoais, frisando ser católico, pai e profissional liberal (advogado). O tucano também lembrou suas passagens pela Apae e pelo Ipasgo e ressaltou que é um candidato outsider na política.

 

Rádio e TV

Os programas eleitorais no rádio e na televisão seguem até dia 3 de outubro. Os horários no rádio são das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão também são dois blocos: das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Em ambas as mídias, as veiculações são de segunda-feira a sábado.

 

Além disso, são destinados 70 minutos em inserções diárias de 30 e 60 segundos, de segunda a domingo, entre 5 horas e meia-noite. A distribuição deste material levará em conta os seguintes blocos de audiência: das 5h às 11h; das 11h às 18h; e das 18h às 24h.

 

Para as pílulas, o tempo é dividido na proporção de 60% para o cargo de prefeito e 40% para cargo de vereador. A lei determina que a distribuição das inserções dentro da grade de programação deverá ser feita de modo uniforme e com espaçamento equilibrado.

 

José de Lima (PMB) não tem espaço no rádio e televisão porque seu partido não atingiu a cláusula de desempenho na eleição de 2022.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.