Anápolis AMARELÃO DOS CITROS

Agrodefesa promove ciclo de palestras em Anápolis para orientar produtores sobre Greening

Ação acontece na tarde desta sexta-feira (30), no Sindicato Rural do município

29/08/2024 20h00
Por: Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Anápolis vai receber, nesta sexta-feira (30), uma rodada de palestras sobre Greening, voltada aos produtores rurais. A ação, promovida pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar-Goiás), acontece às 15h, no Sindicato Rural.

A atividade é gratuita e tem o objetivo de orientar os produtores acerca da praga, também conhecida como huanglongbing (HLB), que não possui tratamento e se propaga em alta velocidade. Uma vez identificada em uma planta, deve ser erradicada. 

Serão realizadas duas palestras com os temas: Histórico, identificação e impactos econômicos do Greening na Citricultura, ministrada por Lucas Marquezan, técnico de campo do Senar; e Legislação, monitoramento e controle do Greening, ministrada por Mariza da Silva Mendanha, coordenadora do Programa de Prevenção e Controle de Pragas em Citros.

A região de Anápolis é um local estratégico para a discussão sobre o HLB, sendo município limítrofe à região onde ocorreu o primeiro foco da praga no estado, Campo Limpo de Goiás. As palestras de orientação fazem parte também das ações de controle que a Agrodefesa tem realizado na região. 

“Os produtores rurais exercem um papel fundamental para que as atividades de monitoramento do Greening sejam efetivos, por isso as atividades de orientação participam do planejamento de contenção da praga”, reforça o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta. 

“Algumas propriedades rurais nesta região não contam com Responsáveis Técnicos e Engenheiros Agrônomos, que são profissionais qualificados para realizarem o reconhecimento da praga, o que dificulta a identificação dos sintomas. O Senar e a Agrodefesa estão realizando este trabalho de inspeção in loco, e orientando os produtores sobre a importância desta doença. Portanto, as reuniões são importantes para levar informações técnicas a eles”, explica Mariza da Silva Mendanha, coordenadora do Programa de Prevenção e Controle de Pragas em Citros. 

Greening

O greening, também conhecido como huanglongbing e HLB, é causado pela bactéria Candidatus Liberibacter asiaticus e afeta todos os tipos de citros, não havendo cura para as plantas doentes. A praga em árvores novas impede a produção, e em adultas ocasiona queda prematura de frutos e definham ao longo do tempo. 

As bactérias que causam o greening são transmitidas pelo psilídeo Diaphorina citri, um inseto de coloração branca acinzentada com manchas escuras nas asas, medindo de 2 a 3 mm de comprimento, que é bastante comum nos pomares durante as épocas de brotação das plantas. Para controlar o greening, é necessário plantar mudas saudáveis, eliminar as plantas infectadas e controlar a presença do psilídeo.

Os pomares com alta incidência da doença e sem o adequado controle do inseto transmissor representam uma séria ameaça aos pomares vizinhos, porque as plantas doentes servem como fonte da bactéria, que será adquirida pelos psilídeos ao se alimentarem ou se reproduzirem nelas, assim espalhando a praga pelo pomar e pomares vizinhos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.