A eleição municipal é um dos momentos mais oportunos para que o cidadão possa reivindicar direitos e buscar representação em pautas que lhe são caras. Desde a educação básica para os filhos, atendimento de qualidade na saúde ou uma economia que seja autossustentável.
Esta é uma das preocupações dos micro e pequenos empreendedores, segundo o gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO), Sérgio Augusto Monturil. Visando atender essas necessidades e guiar os candidatos para o maior entendimento da pauta, a entidade lançou o guia “Eleições 2024”.
O principal objetivo é propor um desenvolvimento baseado no empreendedorismo, que impacte socialmente o município. Segundo Sérgio, mesmo estando em um município privilegiado no quesito simplificação, já Anápolis é a cidade que atende mais rápido o empreendedor no registro, é necessário prosseguir nesta toada.
“Os candidatos podem contribuir com soluções locais para o desenvolvimento de pequenos negócios, com um cenário de inovação para criar soluções para eles, acesso a crédito, estímulo para o cooperativismo, inclusão de categorias menos favorecidas, como o empreendedorismo feminino. Tem uma série de ações dentro desse guia que podem nortear o candidato”, afirmou.
O gerente destaca que este é um segmento extremamente importante para o país e para o desenvolvimento da economia. Em 2023, por exemplo, segundo o próprio Sebrae, foram 1,1 milhão de postos de trabalho abertos, o que representa 80% do total de vagas com carteira de trabalho geradas.
“É extremamente relevante para nossa economia e sempre gosto de lembrar para prefeitos e vereadores que, quando o Poder Público investe em ações para estimular o empreendedorismo e fortalecer os pequenos negócios, você tem menos problemas na educação, na segurança, gera oportunidades e dignidade para as pessoas que desejam empreender”, destacou.