O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido (PSD), inauguraram na tarde desta terça-feira, 20, a nova estrutura do Colégio Estadual General Curado, no Setor Industrial Munir Calixto, em Anápolis. O ato teve as presenças do deputado estadual Amilton Filho (MDB) [que se empenhou pela execução da obra]; o subsecretário da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio, vereador Leandro Ribeiro (MDB); o coordenador regional de Educação, Luciano Almeida Pereira; além de outras autoridades, alunos, professores e representantes da população.
A obra foi construída em parceria com a Prefeitura de Anápolis. O prefeito Roberto Naves (Republicanos), ainda em 2022, destinara o terreno para que o Estado construísse a unidade, localizada às proximidades do prédio onde funcionava o antigo colégio, em imóvel alugado e, várias salas, compostas de estruturas de placas. O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação, destinou R$ 3,5 milhões para a construção da nova sede do Colégio Estadual General Curado.
A ordem de serviço foi assinada em 9 de novembro de 2022, pela secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, durante cerimônia realizada no local onde foi erguido o novo prédio da unidade escolar. Uma obra aguardada pela população há quase duas décadas. Desde 2003, a instituição de ensino tem funcionado de forma precária, sem a devida estrutura física. Parte dos alunos é atendida em uma escola de placas e os demais em um salão paroquial alugado. É nesses dois espaços que estudavam 1.269 estudantes do Ensino Fundamental II e Médio, nos três turnos.
A nova sede foi construída no modelo Padrão Laje Plana. O projeto arquitetônico inclui 8 salas de aula, bloco da administração, cozinha, pátio coberto multiuso/refeitório, midiateca (sala de Informática e biblioteca integrados), laboratório de Ciências, quadra esportiva coberta, sanitários, acessibilidade e prevenção e combate à incêndios. A unidade escolar conta com área total de 5 mil m2, sendo que 1,8 mil metros serão de área construída.
A diretora do colégio, professora Márcia Nunes, quando do lançamento das obras, lembrava que a escola sequer contava com quadra esportiva para as aulas de Educação Física. “Ninguém nunca se preocupou conosco, mas agora, graças a atenção dada pelo governador e pela secretária Fátima, nós teremos um local bem mais adequado para trabalhar e ensinar”, concluiu.
À época, a secretária Fátima Gavioli evidenciava a necessidade de construção de escolas na cidade. “Nós temos um governador que prioriza a área educacional por reconhecer que, somente através do conhecimento, é possível transformar a vida de muitas famílias”, disse Gavioli. O coordenador regional de Educação, professor Luciano Almeida lembrou que o prédio do antigo Colégio General Curado era alugado junto a uma igreja da região. Agora, comemora, a unidade escolar passa a funcionar em instalações novas e modernas. Antes o colégio atendia a 1,2 mil alunos. O novo vai atender 2,2 mil alunos, em três turnos.
CAIADO
Em 16 de fevereiro de 2022, o governador Ronaldo Caiado e o prefeito Roberto Naves entregaram a sede própria do Colégio Estadual Professor Salvador Santos. Com mais de R$ 2,6 milhões em investimentos do Tesouro Estadual, construído em área doada pela Prefeitura de Anápolis, a nova unidade passou a atender a população do Bairro Calixtolândia e região. Esta unidade escolar foi a primeira construída em Anápolis após mais de 20 anos.
Na oportunidade, Roberto Naves creditou a conquista à parceria entre os governos estadual e municipal. “Tanto eu, quanto o governador Ronaldo Caiado, temos o entendimento de que ninguém faz nada sozinho. Depois, porque sabemos colocar o interesse da população acima de qualquer interesse político”, disse.
Agora Ronaldo Caiado retornou à Anápolis para a entrega de mais uma nova escola. “O colégio antigo era de placa. Nenhum professor conseguia dar aula direito. Agora temos uma unidade com moderna estrutura e será ampliado para atender mais alunos”, disse Caiado. Ele também destacou que, agora, as crianças têm condições dignas de estudar.
Segundo o governador, são ações como essas que fazem com que o Estado de Goiás chega ao 1º lugar do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Nunca se dedicou tanto à educação em Goiás como estamos fazendo aqui. Vamos mudar o futuro de Anápolis e de Goiás”, disse. Lembrou que as escolas goianas também avançam na área digital, com construção de laboratórios de informática, química, biologia, “fazendo com que crianças e adolescentes tenham uma educação de padrão de qualidade, para competir com alunos de outros estados”.
Ao final, Ronaldo Caiado lamentou que, no passado, a educação tenha sido usada politicamente, “manipulada para dar apoio político para ‘a’ ou ‘b’ se eleger, agora não, temos uma Secretaria de Educação independente, que delibera, não existe interferência política do governador na educação”. E evidenciou a parceria que mantém com o prefeito Roberto Naves e a Prefeitura de Anápolis, que, segundo ele, é a responsável pelos avanços alcançados na cidade.