Anápolis conta atualmente com 38 feiras ativas, que operam em várias regiões da cidade. Juntas, desempenham papel fundamental para a economia do município, com uma significativa projeção de giro financeiro anual bruto de mais de R$ 188 milhões. Os dados são da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização. Dez dessas feiras são realizadas em espaços cobertos e outras 28 estão nas ruas.
Os principais produtos comercializados nas feiras da cidade incluem itens essenciais ao dia a dia dos anapolinos, como tomate, repolho verde, batata lisa, abóbora kabutiá e laranja. Essa variedade não apenas atende à demanda local, mas também realça a importância da agricultura familiar e do comércio local.
Atualmente, 805 feirantes estão cadastrados em Anápolis, sendo 320 mulheres (39,75%) e 485 homens (60,25%). Esses empreendedores geram um total de 1.621 empregos diretos, além de 1.848 indiretos, reforçando a importância desse setor na geração de trabalho e renda.
“As feiras de Anápolis são uma importante fonte de fortalecimento econômico em nosso município. Por isso, a Prefeitura Municipal valoriza tanto esse setor, incentivando não apenas o comércio, mas também a valorização do pequeno empreendedor”, declarou Nathália Naoum, diretora de Indústria e Comércio e Agricultura.
As feiras com maior fluxo do município, em termos de tonelada são o Feirão Coberto do Jundiaí, com um movimento de 8.249,47 toneladas, seguido pelo Feirão do Recanto do Sol (Vila Norte), com 4.219,78 toneladas, e o Feirão Coberto do Bairro de Lourdes, que movimenta 3.759,36 toneladas.
Atualmente, as feiras atendem a 36 dos 275 bairros de Anápolis, além de impactar 144 bairros adjacentes. "Essa abrangência revela o papel das feiras como não apenas como um local para compras, mas também como pontos de encontro e convivência social", finalizou a diretora.