O presidente da Câmara de Anápolis, Dominguinhos do Cedro (PDT), ressaltou, nesta terça-feira, 13, a importância dos vereadores manterem o compromisso, assumido com o eleitor, de estarem nas sessões ordinárias, mesmo com o início da campanha, a partir da próxima sexta-feira, 16.
“Que os vereadores possam ter compromisso, principalmente com o eleitor que votou neles, de cumprir esses quatro anos de mandato. Mesmo a gente estando em um período de campanha eleitoral, é preciso seguir fazendo o trabalho aqui dentro do Poder Legislativo”, comentou Dominguinhos.
Segundo o presidente, desde a retomada dos trabalhos no plenário Teotônio Vilela, no dia 5 de agosto, cada sessão tem entre 18 e 21 vereadores. Dificilmente todos os 23 estão presentes. Na sessão de terça-feira, 13, não compareceram as vereadores Seliane da SOS e Trícia Barreto, ambas do MDB.
Dominguinhos explicou que nenhuma alteração foi feita em relação às sessões ordinárias ou mesmo no trabalho cotidiano da Câmara. “As datas são as mesmas. Inclusive eu chego aqui no mesmo horário de todo dia, entre 7h e 7h40, para fazer meu trabalho do dia a dia na presidência”, comentou.
“Tenho conversado com todos os vereadores e eu vejo que a maioria também está fazendo o seu trabalho de atendimento à população, de votar projeto que vem ao encontro àquilo que a sociedade espera do Poder Legislativo”, completou o presidente.
Segundo Dominguinhos, a campanha geralmente é feita no finalzinho da tarde, início da noite. “Porque durante o dia, na realidade, está todo mundo trabalhando e não tem tempo para poder ouvir uma proposta do político. Geralmente a gente faz campanha no período ali depois das 17h e nos finais de semana. Então eu creio que vai dar para conciliar o trabalho do mandato aqui na Câmara Municipal com a campanha de vereador”, explicou o presidente.
Dominguinhos também disse que os projetos, requerimentos e indicações seguem sendo apresentados normalmente pelos vereadores, para análise das comissões permanentes e apreciação do plenário. Para o presidente, a legislatura atual fez um bom trabalho, resgatando a credibilidade junto à população.
“Hoje nós trabalhamos aqui com a presidência de portas abertas, os gabinetes de portas abertas, a Câmara com sensibilidade para poder atender todo o público. Então eu creio que o trabalho foi bem feito e muitos vão retornar aqui para o Poder Legislativo”, avaliou o presidente, sobre a busca de reeleição de 20 vereadores – Trícia Barreto, Leandro Ribeiro (MDB) e Lisieux José Borges (PSB) não disputam um novo mandato.
O presidente comentou ainda que outro legado deixado pela atual legislatura é o início das obras da construção da sede própria da Câmara de Anápolis. Segundo ele, a licitação foi feita e agora está em fase de recursos. “Eu creio que se não der a ordem de serviço esse mês, até o mês que vem isso acontece, pois esse é o compromisso do prefeito Roberto Naves para que o Poder Legislativo possa, assim, sair do aluguel e ir para a casa própria”.